terça-feira, 11 de outubro de 2011

Vinotinto vence Argentina e quebra tabu histórico

Ao fundo, venezuelanos comemoram. Zabaleta lamenta.
(Foto: Télam)
Pela 2ª rodada dessas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, a Argentina foi a Puerto La Cruz enfrentar a Venezuela, surpresa na Copa América juntamente com o Peru. Depois de uma goleada sobre o Chile, a Argentina enfrentaria a Venezuela que perdeu na sua estreia para o Equador. A desculpa foi a mesma: a altitude. Mas a histórias dos embates nas Eliminatórias deixava a Argentina como a grande favorita. Em 18 jogos, 18 vitórias da Albiceleste.

A Argentina começou melhor e exigiu boas defesas de Vega em jogadas que surgiram, principalmente, pelo lado direito. A seleção mostrava claramente insegurança em Rojo. Muitas vezes o lateral-esquerdo estava livre mas preferiam tentar outras jogadas. Outro erro foi Dí María jogar recuado, praticamente ao lado de Mascherano. Com isso a Venezuelano aposto na mescla de força física e velocidade de Rondón para explorá-lo, duas vezes, em contra-ataques.

Andújar, irregular no Catania, salvou a Argentina de uma vexame maior
(Foto: Olé)
O segundo tempo foi controlado ridiculamente, pela histórias da Argentina, pela Venezuela. Burdisso, Demichelis e Otamendi, depois de baterem muita cabeça, sederam um gol. Aos 16 minutos, Amorebieta subiu mais alto que todos e cabeceou no canto. Depois, mais chances venezuelanas e nada para a Argentina que jogava com Messi e Dí María longe do gol. Quando colocou o homem certo para armar, Pastore, já eram 40 minutos e ele nada pode fazer. Por fim, 1 a 0 foi lucro por essa exibição medíocre da Albiceleste.

Um resultado histórico para a Venezuela que fez por merecer a vitória. Não é uma equipe boba e pode beliscar uma vaga. Colocaram os reservas para enfrentar o Equador (altitude) e ter foco principal na Argentina. Cumpriram seus objetivos. Agora na histórias dos confrontos tempos um 18-1.

Na 3ª rodada a Argentina receberá a Bolívia (11/11). A Venezuela enfrentará a Colombia, fora de casa. E, ao que tudo indica, deve ser adversária direta na briga por vaga. Mas nessas Eliminatórias não podemos afirmar nada. Venezuela X Argentina foi a maior prova disso. Quer outra? Nessas duas rodadas, só o Uruguai está invicto (4 pontos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário