segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Argentinos pelo mundo #4

Olá amigos do Albiceleste Brasil. Sou Marcos Vieira Ribeiro, e estou aqui com a quarta edição da coluna Argentinos pelo Mundo, toda a segunda-feira analisando a performance dos hermanos nas pelejas mundo afora. Depois de uma movimentada rodada nos campeonatos, confira a atuação dos argentinos:

O Cara
Higuaín: Hat-trick frente o Espanyol lhe rende
o status de "O Cara" da coluna.
Foto: Blog do Madridista.
O título mais disputado da coluna nesta edição vai para Gonzalo Higuaín. O atacante merengue fez um hat-trick no triunfo do Real Madrid fora de casa, por 4 a 0 diante do Espanyol. Higuaín abriu o marcador aos 17 e ampliou aos 20 da primeira etapa. Na segunda etapa, o jovem Callejón marcou o terceiro aos 39 e viu Higuaín fechar a conta aos 44. Com esta atuação de gala, o atacante coloca o Real Madrid na 3ª posição com 13 pontos. A equipe tem a mesma pontuação que o Málaga (4º) e o Valência (5º), mas está a frente pelos critérios de desempate. A liderança é do Barcelona com 14 pontos, mesma pontuação do surpreendente Levante, que ocupa a 2ª posição.

Giro pelo Calcio.
No Campeonato Italiano, o atacante Rodrigo Palacio novamente deixou a sua marca. Porém, o Genoa saiu derrotado por 3 a 1 frente o Parma no Ennio Tardini. Com dois gols de Sebastian Giovinco no primeiro tempo e um de Stefano Morrone na segunda etapa, os mandantes abriram 3-0, e Palacio fez o gol de honra do Genoa aos 44 da segunda etapa. Com a derrota, o Genoa, que vinha sido apontado como uma das sensações do campeonato, vem em exponencial queda de desempenho, e ocupa a 10ª posição com 7 pontos. O Parma aparece logo atrás, na 11ª posição com 6 pontos.
O zagueiro Campagnaro comemora seu gol no triunfo do
Napoli por 3 a 0 frente a Inter em San Siro.
Foto: Loucura pelo Fut.
Um dos destaques desta 6ª rodada do campeonato foi a vitória maiúscula do Napoli frente a Inter de Milão em San Siro por 3 a 0. O zagueiro Hugo Campagnaro abriu o marcador no finalzinho da primeira etapa. Na etapa complementar, o lateral direito Christian Maggio ampliou aos 11 e o eslovaco Marek Hamsik fechou a conta aos 30. Com o triunfo, o Napoli aparece na terceira posição com 10 pontos, enquanto a Inter é a 17ª colocada com 4 pontos, e segue com atuações irreconhecíveis.
Em recuperação no campeonato, a Roma recebeu a Atalanta, e venceu por 3 a 1, com gols de Kric, Osvaldo e Fábio Simplício. O gol de honra da equipe de Bérgamo foi marcado pelo atacante Germán Denis, destaque do Independiente durante os anos de 2006 e 2008. Após sair da equipe de Avellaneda, Denis teve passagens por Napoli e Udinese, antes de chegar a Atalanta, e vem ganhando cada vez mais espaço no elenco, com convincentes atuações.
Com o triunfo, a Roma segue em recuperação, na sexta posição com 8 pontos, enquanto a Atalanta é a 16ª com 4 pontos ganhos.
Pastore: novamente decisivo na vitória do PSG por 2 a 0
sobre o Lyon no Parc des Princes.
Foto: Conexão Paulista.

Pastore decisivo no clássico.
No duelo mais aguardado da 9ª rodada do Campeonato Francês, o Paris Saint-Germain recebeu o Lyon no Parc des Princes. O jogo foi muito disputado e estudado na primeira etapa, com gols apenas na etapa complementar. Aos 12 minutos, o destaque do campeonato, Javier Pastore, abriu o placar para o PSG. A equipe ampliou nos acréscimos, com gol de Cristophe Jallet. Com a importante vitória, o PSG segue mais líder do que nunca, com 20 pontos somados, enquanto o Lyon aparece na 3ª posição com 17 pontos, ainda atrás do vice-líder Montpellier, a grande surpresa do campeonato, pelos critérios de desempate.

Saviola duas vezes na goleada do Benfica
O atacante Javier Saviola foi o grande destaque da vitória do Benfica por 4 a 1 frente o Paços Ferreira. Saviola abriu o placar aos 21 e ampliou aos 42 da primeira etapa. O Paços Ferreira descontou com Michel batendo pênalti, aos 6 da primeira etapa. Mas o zagueiro Luisão aos 19 e o meia Nolito aos 21 concretizaram o triunfo do Benfica, que ocupa a vice-liderança com 17 pontos, mesma pontuação do líder Porto, a frente pelos critérios de desempate. O Paços Ferreira é o penúltimo colocado com 4 pontos.

No Brasileirão...
Nieto comemora o segundo gol, inflamando o torcedor na
Arena da Baixada.
Foto: Site oficial do Atlético Paranaense.
Em terras brasileiras, a 27ª rodada teve dois argentinos como destaques de suas respectivas equipes. Jogando na Arena da Baixada em Curitiba, o Atlético Paranaense venceu o Internacional por 2 a 0. E os dois gols do Furacão foram marcados pelo centro-avante Federico Nieto. O atacante de 28 anos, natural de Buenos Aires, iniciou sua carreira no Almagro, e após passagens por Huracán e Banfield, chegou ao Colón, onde despertou o interesse da diretoria atleticana, que providenciou a sua contratação em julho de 2010. Na primeira temporada, apenas 1 gol e muitas contusões. Nieto perdeu espaço no elenco da equipe, e pouco a pouco, vai retomando a briga pela titularidade. A atuação decisiva neste domingo pode ser um reencontro entre Nieto e o seu bom futebol, nítido nos tempos de Colón, mas apagado no Atlético Paranaense. Mesmo com a vitória, sua equipe ainda amarga a zona da degola, na 17ª posição com 27 pontos. Enquanto o Internacional, de Pablo Guiñazu, Mauro Bolatti e Andrés D'Alessandro é o 7º colocado com 40 pontos.
Escudero: gol da redenção frente o Cruzeiro.
Foto: Ig Esportes.
Em outro "encontro de argentinos", o Grêmio de Damián Escudero levou a melhor diante do Cruzeiro de Walter Montillo no Olímpico, por 2 a 0. O Tricolor Gaúcho abriu o placar com gol do zagueiro Rafael Marques, aos 4 minutos da primeira etapa. E o meia Escudero fechou a conta no início da segunda etapa com um belo gol. O argentino recebeu um primoroso lançamento de Marquinhos, e com calma, tocou na saída do goleiro Fábio. Um gol para coroar uma atuação muito boa de Escudero, que o torcedor gremista não via há mais de três rodadas. No fim da partida, Escudero deu lugar a outro argentino, o atacante Ezequiel Miralles. Com pouco tempo em campo, Miralles não criou nenhuma grande oportunidade, e segue "sem justificar" a sua contratação, visto que veio como destaque do Colo Colo na Libertadores deste ano. O atacante ainda expôs todo o seu descontentamento com o técnico Celso Roth numa entrevista após a partida, onde disse: "Só entrei quando o time já estava ganhando, como sempre, mas foi um grande desafio. A torcida até pediu minha entrada, mas não tem problema. Na partida tivemos bastante chances de fazer um placar mais tranquilo, jogando contra um time da parte de baixo da tabela. Valeu pela vitória".Com a vitória, o Grêmio sobe para a 12ª posição com 36 pontos, enquanto o Cruzeiro segue na incômoda 16ª posição com 29 pontos, com o alerta do rebaixamento acionado.
Martinuccio reencontra o Santos, carrasco do Peñarol
na Libertadores. Mas não conseguiu se sobressair.
Foto: Futebol Falando.
O grande jogo do Brasileirão foi a vitória heroica de virada do Fluminense por 3 a 2 frente o Santos, em jogo disputado em Volta Redonda. Neymar abriu o placar para o Peixe aos 32 da primeira etapa. Ainda no primeiro tempo, Marquinho empatou para o Flu e Rafael Sóbis, que havia entrado no lugar de Alejandro Martinuccio, desempatou com um belo chute de longe, no ângulo de Rafael. O Santos chegou ainda ao empate com o colombiano Rentería, mas viu o tricolor marcar aos 50 minutos, com o zagueiro Márcio Rosário de cabeça. Uma grande vitória, que contrastou com a atuação apagada da dupla argentina da equipe. Martinuccio, como já supracitamos, não mostrou um bom futebol. Protagonizou falhas de posicionamento, finalização e até de domínios de bola. Deu lugar a Rafael Sóbis, homem de confiança de Abel Braga, no segundo tempo, que marcou um belo golaço. Logo, fica mais do que evidente o fato de Martinuccio estar na reserva no Fla-Flu na próxima rodada. Atuação tão apagada quanto a do meia Manuel Lanzini. Peça essencial no esquema de 3 volantes, o argentino não conseguiu criar. Foi omisso do jogo, atuou escondido, e fez com que Marquinho saísse para buscar a transição. Foi substituído pelo português Deco, que deu outro ritmo à meia cancha da equipe. O potencial de Lanzini e Martinuccio são incontestáveis, apenas lhe falta uma atuação coerente com o poderio e com a importância de suas respectivas contratações para o Fluminense.

Obrigado por ter acompanhado, e até a próxima edição. Torça por uma atuação de gala dos argentinos, para que nossa coluna fique cada vez mais abrilhantada. Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário