Mercado de Inverno 13/14

ALL BOYS
O time do bairro da Floresta mexeu bastante no elenco, mas talvez a baixa mais sentida seja a do técnico José “Pepe” Romero, que deixa o clube depois de 6 anos, tirando o Albo da Primera B Metropolitana, e deixando-o estável na elite do futebol argentino. Em seu lugar assume Julio César Falcioni, vice-campeão da América com o Boca Juniors.

Mauro Matos, ídolo da torcida, voltou (Vox Populi)
O clube contratou peças com boa experiência, como, por exemplo, Maxi Pellegrino, ex-Colón, e com passagem pelo futebol italiano,Roberto Battión, ex-Independiente, eJavier Cámpora, que não foi bem no Racing, mas costuma marcar seus golzinhos defendendo clubes menores. Outros bons valores sãoMaxi Núñez, ex-Estudiantes de La Plata, Nicolás Colazo, emprestado pelo Boca Juniors, e o chilenoGonzalo Espinoza, que jogou no Arsenal na última temporada, mas está emprestado pelo Racing. O atacante e conhecido da torcidaMauro Matos retorna após breve exílio no San Luis mexicano.

Dos seus principais jogadores na última temporada, certamente deixará saudades o ótimo quarteto ofensivo formado por SarmientoMontoya MuñozVildozo e Borghello, que saíram, respectivamente, para Ponte Preta/BRA, Vasco da Gama/BRA, Aldosivi e Gimnasia y Esgrima de La Plata.

ARGENTINOS JUNIORS:
Matías Mirabaje segue os passos de Caruso Lombardi
(Foto: Télam)
Entram: Caruso Lombardi apostou em jogadores da B Nacional. Entre eles, Bruno Barreto (Douglas Haig), Leonardo Sánchez(Instituto), Leonardo BorzaniRaúl Becerra(Nueva Chicago) e Osvaldo Miranda, o mais esperado por ser o destaque - e artilheiro - do Ferro Carril Oeste na temporada passada.Matías Mirabaje, que perdeu espaço no San Lorenzo após a saída de Caruso, volta a ser dirigido pelo polêmico DT. Do Dínamo Zabreb, da Croácia, trouxe o polêmico - já com passagens pelas penitenciarias de Buenos Aires - Pablo Migliore, já que não tem confiança em Nereo Fernández e Luis Ojeda.

Saem: Leandro Caruso, Matías Martínez, José Luís Anagonó, Marcos Figueroa, Fabio Vázquez e Sebastián Navarro não tiveram seus contratos renovados por opção de Lombardi.
ARSENAL
Gordo Sperdutti, o craque do Newell`s na época
das vacas magras (Somos Leprosos)
O time do Viaducto se reforçou honestamente para esta temporada. Manteve o técnicoGustavo Alfaro, que vem realizando um excelente trabalho no clube desde 2006 (com um hiato entre 2008 e 2009), agregou peças bastante importantes para manter o nível do time que vem fazendo ótimos torneios nas últimas temporadas, e busca classificação para sua 3ª Libertadores consecutiva.

O atacante Milton Caraglio, ex-Rosario Central e que atuava no Pescara/ITÁ é um reforço bastante interessante. Mariano Echeverría, ex-Tigre e Jonathan Gómez, que chega emprestado pelo Real Murcia/ESP, são outros bons nomes.


O atacante Maurício Sperdutti, ex-Newell’s, e que estava no Palermo/ITÁ, foi anunciado no último dia da janela de transferências, e é mais uma alternativa no setor ofensivo. O elenco também sofreu algumas baixas relevantes, como a saída do zagueiro Lisandro López, para o Benfica/POR, do meio-campista Carlos Carbonero, que foi por empréstimo para o River Plate, e do atacante Darío Benedetto, contratado pelo Tijuana/MÉX.

ATLÉTICO RAFAELA:
Polaco Bastía voltará a vestir azul e branco
Entram: Reforçou a defesa com Francisco Martínez (All Boys) e Andrés Rodales (Liverpool-URU), dois laterais, além de Gonzalo Marinelli, arqueiro de 24 anos com mínimas aparições no River Plate. Diego Ferreira (Tigre) e Adrián Bastía (Colón) fecham a entrada da área na "volância". Juan Eluchans, Esteban Conde, César Mansanelli e Diego Vera, todos com características ofensivas, renovaram.

Saem: Guillermo Sara, goleiro, e Fabricio Fontanini, zagueiro, principais destaques na permanência do clube na Primera, foram vendidos. O primeiro ao Real Bétis-ESP e o segundo para o San Lorenzo. Sebastián Carrera, Machín, Eduardo Domínguez, Cristian Vella, Oscar Carniello, Darío Gandín e Iván Juárez não renovaram seus vínculos.  

BELGRANO
Carlos Bueno tentará repetir o mesmo sucesso do San Lorenzo,
onde saiu brigado com Caruso Lombardi (Orgullo Txuriurdin)
O Pirata cordobês é mais um time que quer manter uma boa base e uma certa estabilidade. O clube, além do Torneo Inicial, disputará a Copa Sul-Americana no segundo semestre, e os reforços foram buscados também pensando na competição vindoura. Ricardo Zielinskicomeça a 3ª temporada seguida como DT do clube.

O clube contratou todos os seus reforços por empréstimo, mas também não teve perdas muito lamentáveis, à exceção da venda do jovem e promissor Lucas Melano, de 20 anos, para o Lanús. Facundo Affranchino, que evoluiu bem no San Martín, chega para compor o meio-campo, assim como o paraguaio Jonathan Santana, emprestado pelo Independiente. Do Tigre chegam os atacantes Ezequiel Maggiolo e Diego Ftacla, que brigarão por lugar no time com o experiente uruguaio Carlos Bueno, que chega da Universidad Católica/CHI.

Três jogadores importantes, mas não insubstituíveis deixaram o clube: o atacante César Carranza, que foi para o Ferro Carril Oeste, e os meias Martín Zapata, que defenderá o Independiente na Primera B Nacional, e César Mansanelli, que jogará no Atlético de Rafaela.

BOCA JUNIORS:
Fernando Gago pretende ter o mesmo sucesso da primeira
passagem no Boca Juniors (Minuto Uno)
O Boca perdeu alguns nomes conhecidos que já vinham presentes há um bom tempo no elenco, mas que, não necessariamente, viviam as melhores fases de suas carreiras, como é o caso do lateral-esquerdo Clemente Rodríguez, que rumou para o São Paulo, o atacante Lucas Viatri e o meia Erviti, ambos rumaram para o futebol mexicano.
Embora tais perdas sejam extremamente sentidas, ainda se destacam as transferências de El Tanque Silva para o Lanús, de Lautaro Acosta para o Sevilla e Emiliano Albín para o Peñarol, perdas estas um tanto quanto mais significativas para o elenco comandado por Carlos Bianchi. Enquanto uns saem, outros chegam e, entre aos novos contratados, três nomes em especiais se destacam, não apenas pelos Xeneizes terem fechado negócio por eles com clubes da Europa, mas pelo fato de que chegaram para ocupar posição de certo destaque dentro do time. Estes nomes são: o volante Fernando Gago (Valencia), o atacante Emanuel Gigglioti (Novara) e o defensor Cata Díaz (Atlético de Madrid).

COLÓN:
Leguizamón foi muito bem no Arsenal e pouco jogou no
Independiente (Pasion Monumental)
Entram: Apostou em jogadores que vestiam azul e branco. Darío Gandín, a principal esperança de gols do Rafaela na temporada 11/12 com 13 gols, perdeu espaço e voltará a vestir o rubronegro do Colón na sua terceira passagem pelo clube. Oscar Carniello, seu parceiro de Rafaela, não renovou e reforçará a defesasabalera assim como Lucas Landa, a exceção da regra, pois chegou dosverdinegros do San Martín San Juan.Germán Montoya, arqueiro, eMariano Bíttolo, lateral-esquerdo, chegaram do Vélez após longas temporadas no Fortín amargando a reserva. Lucas Acosta, do O`Higgins-CHI, e Jacobo Mansilla, do Quilmes, chegam para melhorar a armação de jogadas, principal defeito do clube na última temporada. Luciano Leguizamón, nos últimos dias de Julho, chegou após estar encostado no Independiente e pouco atuar no descenso.

Saem: Diego Pozo, após 5 temporadas titularíssimo na baliza do Colón, deixa o clube para ir ao Huracán, clube que também tem muita consideração. Gigliotti, estrela solitária da última temporada, voltou ao Novara pois estava emprestado. Após, foi vendido ao Boca Juniors. Tomás Costa foi vendido ao Universidad Católica após temporada de empréstimo. Hernán Bernadello e Adrian Bastía, dois volantes que lutavam pela mesma posição, deixaram o clube. O primeiro foi para o Montreal Impact, da MLS, e o segundo para o Rafaela. Pellegrino, Santiago Fogst, Emir Faccioli, Mauricio Romero e Ricardo Gomez não tiveram seus contratos renovados.

ESTUDIANTES:
Especulado no Barça de Tata Martino, Vergini
forçou saída do Newell`s (Globoesporte.com)
Entram: Mauricio Pellegrino fez contratações muito pontuais, além da volta de Juan Sebastian VerónLa Brujitatransferirá todo seu salário para o investimento nas categorias de base do Estudiantes. Ernesto Goñi, zagueiro que estava no Quilmes, deve disputar posição com o experiente Desábato, que já não é mais o mesmo. Garantido na defesa está Santiago Vergini, contratação com altas cifras vinda do Newell`s Old Boys e sondado no Barcelona de Tata Martino. Israel Damonte, bom volante vindo do Nacional-URU, ajudará Verón na volância, disputando posição com o garoto Gil Romero, de boa pré-temporada e  tido como sucessor de Rodrigo Braña. Jorge Luna, de ótima temporada com o rebaixado San Martín, chega para fazer concorrência com Román Martínez, meia central do Pinchana última temporada. Franco JaraMariano González ePatito Rodríguez, três meias laterais que já tiveram excelentes temporadas e estão em baixa, tentarão voltar ao auge no 4-2-3-1 do Estudiantes. Matías Aguirregaray, lateral-direito da seleção uruguaia que estava no Peñarol, foi contratado no fim de Julho por conta da venda de Angeleri.

Saem: Rodrigo Braña e Leandro Benítez, dois volantes históricos por terem conquistado a Libertadores 2009, foram ao Quilmes após 8 anos vestindo a camisa pincharrata e conquistando idolatria da torcida. Mauricio Pellegrino alega querer renovar o elenco. Marcos Angeleri, lateral-direito, foi vendido ao Málaga. Gelabert foi ao Tigre. Acabou o empréstimo do garoto Alessio Innocenti, que voltará o Milan-ITA após sequer ser relacionado em uma partida oficial. Nos últimos dias de janela, o garoto promessa Duván Zapata foi vendido por um ótimo valor ao Napoli-ITA, após treinar com o West Ham e o Queens Park Rangers.
GIMNASIA/LP
O estudante de engenharia industrial Juan Pablo Rodríguez não repetiu no
Pumas-MEX o mesmo sucesso de All Boys (FutbolArgentino.com)
O Lobo retorna a elite do futebol argentino, depois de duas temporadas na B Nacional, e se mantém com o comando de Pedro Troglio, técnico do Ascenso, e que é mais um que vai para a 3ª temporada comandando um clube da Primera División. O clube devolveu nada menos que 7 jogadores que estavam no elenco por empréstimo, entre eles Franco Niell, heroi da permanência do clube na elite em 2009.

As contratações foram pontuais, e dentre elas se destacam quatro:Gastón Díaz, meio-campista e dublê de lateral-direito que chega por empréstimo do Vélez Sarsfield, Iván Borghello, atacante fazedor de gols, emprestado pelo All Boys, Maximiliano Coronel, lateral emprestado pelo River Plate, mas que também estava no clube do bairro da Floresta, e o uruguaio Juan Pablo Rodríguez, meia contratado junto ao Pumas/MÉX.

No final da janela de transferências o clube anunciou José Erick Correa, atacante colombiano que defendia o Chivas/EUA.

GODOY CRUZ
O desconhecido Federico Pintos tentará morder
a língua dos críticos (Ovación Digital)
Um dos principais ameaçados pelo descenso neste início de temporada, o Godoy Cruz manteve seus principais nomes, como Mauro Óbolo eNicolás Castro, além de seguir com o treinadorMartín Palermo. As apostas feitas foram em jovens jogadores, evitando investimentos que o clube não pudesse fazer.

Três atletas chegaram do futebol uruguaio, todos jovens; do Defensor, os meio-campistasFederico Pintos e Diego Rodriguez, e do Peñarol, chega emprestado o atacante Jonathan Ramis. Cristian García, que estava no Real Murcia/ESP, e que na Argentina atuou pelo Banfield, chega para brigar por vaga no ataque titular.


Deixam o clube, entre outros, El Mago David Ramírez , que foi para o Millonarios/COL, o goleiroNelson Ibáñez, que jogará no Racing, e o zagueiro Nicolás Sánchez, cujo contrato terminou e o clube de Mendoza não renovou.

LANÚS:
Santiago Silva esqueceu seu passado esmeraldino
no Banfield (AP via Terra)
Entram: Guillermo Schelotto trouxe os nomes mais conhecidos para o ataque, que perdeu em produtividade no climax dos dois últimos torneios, o Inicial 2012 e o Final 2013. Ismael Blanco não convenceu como centroavante e Pereyra Díaz não ganhou a posição. Para a vaga, trouxe El Tanque Santiago Silva e Lucas Melano, jovem - e excelente- promessa do Belgrano. Lautaro Acosta chega para jogar nas pontas no habitual 4-3-3 de Guille após a saída de Mario Regueiro.Leandro Somoza e Jorge Ortiz, dois volantes, disputarão vaga no time titular deixada por Guido Pizarro, jogador mais regular do clube na última temporada. Matías Martínez tentará desbancar Goltz na defesa, mas deve compor grupo devido a saída de Oswaldo Vizcarrondo.

Saem: A baixa mais sentida será, com toda certeza, de Guido Pizarro. O volante recebeu excelente proposta - algo em torno de 6 milhões de dólares - do Tigres-MEX. Oswaldo Vizcarrondo, zagueiro venezuelano de boa temporada, foi para o Nantes-FRA. Regueiro, já citado anteriormente, foi para o Racing. Leandro Díaz, atacante, se tornou a 4ª opção do elenco devido as contratações, e foi vendido ao Huracán. Silvio Romero, que perdeu espaço com a chegada de Melano e Acosta, foi emprestado ao Rennais por 500.000 e uma opção de compra de 2.800 euros.

NEWELL`S OLD BOYS:
Trezeguet chega com a missão de substituir o
ídolo Ignacio Scocco (Diario Olé)
As perdas do time não foram muitas, porém quem rumou foram peças extramente importantes, como técnico Gerardo Martino rumou para o Barcelona e o atacante Ignacio Scocoo que foi para o Internacional, dois dos grandes pilares do time. Além deles, ainda há de se destacar a transferência do atacante Maximiliano Urruti, de apenas 22 anos, para o Toronto FC. Quanto a reforços, que foram tão poucos quanto às saídas, se notabiliza a chegada de Alfredo Berti para o comando técnico, além do experiente Damián Manso para a ponta-esquerda/meia e do não pouco menos experiente David Trezeguet para o ataque, sem contar Adrián Gabbarini, Independiente, como opção para a meta do time.

OLIMPO: 
Peres Guedes volta ao Olimpo, agora emprestado e com
seu passe pertencente ao Racing (El Liberal)
Entram: Assim como o Argentinos Juniors, apostou em jogadores da B Nacional, divisão do qual deriva. De lá, chegaram Ezequiel Cerutti (Sarmiento) e Leonardo Ferreyra (Gimnasia Jujuy). Também se aproveitou de jogadores dispensados, como Gustavo Oberman ePablo Lugüercio, além de boleiros pouco aproveitados eu seus clubes da Primera, comoMatías Sarulyte (Estudiantes)Orlando Gaona Lugo (Boca Juniors)Fernando Meza (San Lorenzo)Nereo Champagne (San Lorenzo)Nahuel Benítez (San Lorenzo) eMartín Peres Guedes (Racing).

Saem: Marcelo Vega e Sánchez Sotelo foram para o Talleres de Córdoba. Gustavo Bou, artilheiroaurinegro da campanha na B Nacional, voltou do empréstimo para o River e foi cedido novamente, agora para a LDU. Leandro González, atacante de lado de campo que compunha o grupo na temporada passada, foi para o San Martín de San Juan.
QUILMES
Rodrigo Braña retornou ao Quilmes, clube onde é
ídolo, juntamente com o Estudiantes
O Quilmes, que se estabilizou ao longo da temporada passada, com uma equipe bastante organizada, perdeu peças importantes em seu elenco, começando pelo comando técnico, queOmar de Felippe deixou para que Nelson Vivas (aquele mesmo, ex-lateral baixinho da seleção argentina, Arsenal inglês, Internazionale italiana, entre outros) assumisse.

O elenco perdeu seu principal jogador, o uruguaio Martín Cauteruccio, que após muito assédio de clubes grandes, vai jogar no San Lorenzo nesta temporada. Para o lugar do artilheiro, chegou o também uruguaio Joaquin Boghossian, de boa passagem pelo Newell’s Old Boys, há alguns anos, e que estava no futebol belga. Um outro reforço de renome é o volante Rodrigo Braña, que volta ao Cervecero após 8 anos defendendo as cores do Estudiantes de La Plata.


Também são novas caras no Quilmes o meio-campista Leandro Chino Benítez, que teve ótimos momentos no Estudiantes, e o lateral-direito Luciano Abecasis, ex-River Plate. Chegou ao clube, pouco antes do início do Torneo Inicial, o atacante Juan Manuel Lucero, que estava emprestado pelo Cerro Porteño/PAR à Portuguesa/BRA. Em compensação, Gustavo ObermanJacobo MansillaJuan Manuel Cobo e Ismael Quilez foram respirar outros ares.

RACING CLUB
Valentín Viola retorna ao Racing após fraca passagem
pelo Sporting-POR (Rock`n Ball)
A fila anda, e nela o Racing está parado há alguns anos. O clube surpreendentemente manteve o técnico Luis Zubeldía, que tudo indicava seria demitido ao final da temporada. O trabalho com os jovens jogadores rendeu bons frutos, ainda que não em resultados práticos, mas se construiu uma ótima base.

O Racing fez uma das melhores aquisições na pré-temporada, que foi o veterano atacante uruguaio Mario Regueiro, que estava no Lanús, jogador muito qualificado que ainda tem lenha para queimar. O também atacanteValentín Viola, retorna ao clube onde foi revelado por empréstimo, do Sporting de Lisboa/POR. Outros reforços foram o ótimo volante Rodrigo Battaglia, contratado junto ao Huracán, e o zagueiro colombiano Jairo Palomino, que estava no Al-Ahly/ARA.

Dos jogadores que deixaram Avellaneda, destacam-se os atacantes Javier Cámpora e Jose Sand, que defenderão, respectivamente, All Boys e Tigre. Ambos não deixaram saudades na torcida de La Academia. O garoto Martín Perez Guedes foi emprestado ao Olimpo, de Bahía Blanca, enquantoLuis Fariña foi vendido ao Benfica/POR.
Teo Gutiérrez, na Seleção Colombiana, um leão.
Nos clubes, um gatinho. (EFE)


RIVER PLATE:
As perdas foram importante, visto que os volantes Cirigliano (Hellas Verona) e Acevedo (Zaragoza), o meia Carlos Sanchez (Puebla) e os atacantes Funes Mori (Benfica) e Trezeguet (Newell’s) poderiam até ter sua qualidade e, até mesmo, seus momentos, questionados, porém é inegável que representavam algo para o elenco, sendo opções de certa importância para o técnico Ramoncito Día, porém quis o destino que o futuro de tais atletas fosse longe do Monumental.
Por ora, pode parecer que o tradicional clube perdeu sua força, porém não poupou esforços e trouxe excelentes nomes que suprem com afinco as ausências. Destes, se destacam a contratação de Rodrigo Mora em definitivo junto ao Benfica, o polêmico Teo Gutierrez junto ao Cruz Azul, além dos meias Carlos Carbonero, ex-Arsenal de Sarandí, e Jonathan Fabbro, ex-Cerro Porteño, este último desejo antigo da diretoria da equipe da capital argentina.


ROSARIO CENTRAL
Loco Abreu teve seu auge profissional no
River Plate (AP)
O Rosario Central voltou e promete ter um time bastante interessante para este Torneo Inicial. Miguel Ángel Russo segue como treinador do campeão da Primera B Nacional. O elenco mudou bastante, mas, ao menos na teoria, muda para melhor, apesar de nomes importantes no ascenso terem deixado o clube.

No final da janela de transferências, o clube acertou a contratação de Sebastián El Loco Abreu, que estava escanteado no Nacional/URU. Os também atacantesFranco Niell, ex-Gimnasia y Esgrima de La Plata,Carlos Luna, que chega do River Plate, e Gonzalo Castillejos, que retorna após um período no Barcelona/EQU, encorpam o setor ofensivo, que perdeu seus principais nomes. Néstor Bareiro foi para o Olimpia/PAR, e Javier Toledo defenderá o Colo-Colo/CHI.

Desembarcaram em Rosario, além dos citados, o meia paraguaio Eduardo Ledesma, e os zagueiros Alejandro Donatti e Lisandro Magallán, oriundos de Godoy Cruz, Tigre e Boca Juniors na ordem. Outras baixas importantes foram do meia Jesús Méndez, que jogará no Boca Juniors,Carlos Casteglione, zagueiro que foi para o All Boys, e do também defensor Nahuel Valentini, vendido para o Livorno/ITA.
Cavallaro chamou a responsabilidade no
descenso do Unión

SAN LORENZO:
Tendo perdido nomes importante, como o goleiro Pablo Migliore que foi para o futebol croata, e outros atletas com potencial e certa qualidade, como o zagueiro Fernando Meza e o atacante Stracqualursi, a equipe ainda viu Franco Jara ser obrigado a retornar de empréstimo para o Benfica. Ainda que as perdas sejam de certa forma impactantes, a diretoria se mexeu bem e aposta em jovens jogadores para que o Ciclón possa tomar um bom rumo. Juan Ignacio Cavallaro, de 19 anos, e Fernando Elizari, de 23, chegam para acrescer qualidade ao setor ofensivo do meio-campo, já para defesa vieram o zagueiro Fabricio Fontanini e o goleiro Cristian Álvarez, ex-Espanyol.






TIGRE:
Sérgio Araújo, emprestado pelo Boca Juniors, vem de grande
temporada no Barcelona B (La Mitad Más 1)
O modesto clube contou com perdas mais do que significativas, já que os atletas que deixaram o time, eram apenas os grandes nomes do elenco. Os jovens Ruben Botta e Lucas Orbán não resistiram ao assédio europeu e se transferiram para Internazionale de Milão - depois repassado ao Livorno - e Bordeaux, respectivamente, mas as perdas “irreparáveis” não param por aí, ainda mais Echeverría e Donatti, que compunham a sólida zaga da equipe, saíram também, mas para Arsenal de Sarandí e Rosario Central. Quantos aos reforços, não muito a se destacar, já que constituem verdadeiras apostas, mas vale a pena ficar de olho nos defensores Pablo Pintos, que estava no futebol turco, e Ignacio Fideleff (ex-Napoli), além dos jogadores de frente: Pablo Vitti (ex-LDU) e Sergio Araujo (ex-Boca Juniors).

VÉLEZ:
Mauro Zárate pretende repetir o sucesso
de quando surgiu no Vélez
Treinado mais uma temporada por Ricardo Gareca, o Vélez perdeu jovens jogadores que já vinham obtendo certo destaque na equipe e eram donos de um potencial tremendo, como é o caso do lateral-direito Peruzzi e o atacante Ferreyra que rumaram para Catania e Shakhtar, respectivamente.
Mesmo que tenha perdido jogadores importantes, as saídas não devem ser tão significativas e irreparáveis, ainda mais que o Fortín fez questão de se movimentar bem na janela e trazer nomes de qualidade, com destaque especial ao atacante Mauro Zárate, ex-Lazio, e o meia Hector Canteros, ex-Villareal.

INDEPENDIENTE:
Matías Pisano é a aposta da janela, já que a vitoriosa
base pouco vingou (Clarín)
Entram: Matías Pisano, meia atacante canhoto de 21 que estava na B Metro (3ª divisão) com o Chacarita, foi a contratação mais árdua. O meia era especulado em clubes da Europa, também. E chega ao Rojo com grande expectativa. Martín Zapata, meia lateral regular no Belgrano, e Sebastián Penco, de boa temporada no também rebaixado San Martín San Juan, também foram ótimas aquisições. Franco Razzotti, volante pouco aproveitado no Vélez, e Cristian Menendéz, o reserva imediato de Cauteruccio no Quilmes na última temporada, devem compor elenco. Reinaldo Alderete, experiente volante - e um dos grandes culpados pelo rebaixamento do San Martín San Juan - foi uma contratação muito aleatória. O volante é velho, atravessa péssima fase e pouco deixa saudades por onde passa.

Saem: Osmar Ferreyra, Roberto Battión e Gonzalo Contrera foram dispensados. Luciano Leguizamón acertou sua saída para o Colón e o paraguaio Jonathan Santana para o Belgrano.
Leonardo Bandeira: Argentinos Juniors, Atlético Rafaela, Colón, Estudiantes, Lanús, Olimpo e Independiente.

Jhon Tedeschi: All Boys, Arsenal, Belgrano, Gimnasia La Plata, Godoy Cruz, Quilmes, Racing e Rosário Central.

Felipe Ferreira: Boca Juniors, Newell`s Old Boys, River Plate, San Lorenzo, Tigre e Vélez