quinta-feira, 10 de maio de 2012

Vélez tenta de novo


Se é verdade que o Vélez Sarsfield vem marcando presença constante e razoavelmente relevante nos últimos anos na Libertadores – foram sete participações nos últimos dez anos, incluindo uma semifinal no ano passado –, a outra verdade é que tem fundamento a fama de fazer bonito nas fases iniciais para ser eliminado por um time mexicano. Não se sabe se uma coisa tem a ver com a outra, mas na noite desta terça-feira o time de Liniers apresentou a cancha necessária para ir avançando na Libertadores: cozinhou o Atlético Nacional, empatou em 1 a 1 e se classificou para as quartas de final.
Depois de surpreender o continente e vencer o Carrossel Cafetero por 1 a 0 na Colômbia, o Vélez Sarsfield recebeu os colombianos com uma postura defensiva, mesmo jogando no Fortín de Liniers. O primeiro tempo foi todo do Atlético Nacional, mas posse de bola é importante desde que casada com a inexorável necessidade do gol – me abraça, professor Ruy. Pois foi assim que a primeira etapa terminou mesmo no 0 a 0.
Posto que o resultado também não era dos mais confortáveis para o Vélez, os donos da casa voltaram do intervalo com o fogo no rabo. Antes dos dez minutos, Pezzuti foi obrigado a fazer baita defesa após cabeceada de Sebá Domínguez. Mas em seguida, numa boa jogada pela esquerda, Cabral chutou na trave e a bola sobrou para Fernández abrir o placar.
O jogo voltaria a ficar interessante no empate colombiano. Mosquera fez os adversários de MOSCÕES (desculpem) e, na cobrança de falta, fez que ajeitaria a bola para o companheiro e mandou na gaveta. Nada, no entanto, que representasse grande risco de reviravolta na partida. Matreiro e sem goleada, o Vélez se classificou para esperar o vencedor de Santos e Bolívar.
Uma pena ver o Carrossel Cafetero se despedir tão melancolicamente da competição. Apresentaram um futebol vistoso e delirante no começo da Libertadores, mas afundou-se aparentemente na própria falta de organização político-administrativa. Por outro lado, o Vélez novamente aparece como protagonista na competição, e mais uma vez liderado por Ricardo Gareca, que treina o time desde 2008. Uma hora, acerta. Talvez não este ano, já que possivelmente terá pela frente o Santos do imparável Neymar (entrei no Impedimento pelo sistema de cotas para os amantes do JOGO BONITO).
Postado originalmente no Impedimento (http://impedimento.org/2012/05/09/velez-tenta-de-novo/) pelo Daniel Cassol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário