quarta-feira, 16 de maio de 2012

Análise tática do Vélez Sarsfield na Libertadores


O treinador Ricardo Gareca tem feito diversas experiências ao longo do ano. Sofrendo com lesões e suspensões, o ex-atacante lançou de diversos esquemas táticos, começando com 4-3-1-2,  passando pelo  4-4-1-1 e finalmente chegando ao 4-4-2 que vem sendo utilizado nas últimas partidas.

Vélez no 4-4-2. Fernández, lesionado, deu lugar a Bella.
A fase defensiva deste 4-4-2 apresenta duas linhas de quatro jogadores. A primeira linha normalmente tem Cubero, Sebá Domínguez, Ortiz e Papa em sua formação inicial, embora o zagueiro Tobio tenha iniciado algumas partidas na vaga de Ortiz. A segunda linha conta com Fernández, Cerro, Zapata e Cabral. Duas alterações são possíveis: Canteros na vaga de Zapata e Insúa na vaga de Cabral, o que alteraria o esquema para um 4-3-1-2 com Insúa de enganche. Martínez e Pratto marcam a saída de bola do adversário; A marcação é feita por zona e com pressão do jogador responsável pelo setor.
Nos lances ofensivos, um dos laterais sobe para o apoio enquanto o outro se mantém preso à base. Cerro normalmente guarda posição e permanece a frente da linha defensiva. Cabral e Fernández jogam como dois meias-extremos típicos: ora infiltram na área para finalizar, ora fazem jogadas de linhas de fundo sempre trabalhando com o lateral apoiador. O atacante Martínez joga movimentando-se pelos flancos, principalmente o esquerdo, explorando jogadas em velocidade às costas dos laterais. O centroavante Pratto é a referência de ataque da equipe do Vélez com suas jogadas de pivô, recuando para receber a bola, fazer a proteção e tocar para um companheiro melhor posicionado.
As transições da equipe são rápidas. A recomposição defensiva da equipe é eficiente, ocupando rapidamente os espaços. A transição ofensiva acontece através de três jogadas: tabelas entre lateral, volante e meia-extremo, lançamentos para Martínez e o pivô de Lucas Prato, que, embora seja importante na criação de jogadas,  não tem marcado muitos gols.
Os principais pontos fracos do Vélez são a cobertura dos laterais, o espaço deixado entre lateral e zagueiro e o bote alto dos jogadores da linha defensiva, o que acaba deixando espaços que podem ser aproveitados pelo adversários.
Postado originalmente no Blog Futebol na Prancheta (http://wp.me/p1PsNK-2D) pelo Felipe Milanezi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário