quinta-feira, 10 de maio de 2012

Lanús busca a virada, mas é eliminado nos pênaltis


Mesmo com bons resultados nas últimas partidas pelo Clausura, o Lanús teve dificuldades na partida contra o Vasco, válida pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores da América. Com o resultado adverso de dois a um da primeira partida, um vitória simples classificaria a equipe argentina.
Antes da partida, o Vasco surpreendeu na escalação e veio com Nílton na equipe titular e não Felipe, como era especulado.  O Lanús veio sem surpresas, apresentando a escalação aguardada para a partida. Portanto, as duas equipes começaram nos seus esquemas táticos habituais: Lanús no 4-2-3-1 e Vasco 4-3-3.

No começo da partida, como era esperado, o Lanús pressionava, mas não conseguia transpor a barreira defensiva formada pela equipe brasileira, que não deixava outra alternativa que não os cruzamentos feitos ainda da intermediária pela equipe mandante.

Após a pressão inicial, o Vasco surpreendeu a avançou sua equipe, passando a pressionar e dominar a partida. Mesmo com o domínio do Vasco, a equipe cruzmaltina  não conseguia finalizar, tanto que o gol de Nílton saiu em uma bola chutada de longe, a qual fez uma curva cinematográfica. A partir do gol, os brasileiros se fecharam, defendendo sempre com 9 jogadores – linha defensiva, três volantes  e os dois atacantes de lado – que bloqueavam os espaços dos meias do Lanús e não deixavam espaços para a criação de jogadas.

Mesmo com o domínio do Lanús, quem chegava com mais perigo era a equipe do Vasco em contra-ataques em velocidade com Diego Souza e Éder Luis pelos lados. O Vasco não aproveitou as chances, o Lanús não criou e o primeiro tempo acabou com a vantagem do Vasco em um a zero.

Na volta do intervalo, o Vasco veio mais aberto e proporciou muitos espaços ao time da casa, que pressionava bastante e não dava espaços para que o Vasco organizasse seus contra-ataques. Após muita pressão, o Lanús chegou ao gol com Pavone em falha da defesa vascaína. Após o gol, os argentinos não diminuíram o ritmo e continuaram pressionado o Vasco, com boas chances desperdiçadas.

O Vasco tentou mudar a sua postura com a entrada de Allan no lugar de Diego Souza e a mudança de esquema para um 4-2-3-1, mas o Lanús contragolpeou com as entradas Romero e Gutierrez nas vagas de Pizarro e Valleri, mudando o esquema tático para um 4-2-4. Precisando do segundo gol, a pressão se tornou cada vez maior até que Velázquez arriscou de longe, Fernando Prass deu rebote e Gutierrez completou. Era o gol que igualava o placar e levava a partida para os pênaltis. Mesmo com as entradas de Felipe e Carlos Alberto, o panorama da partida não mudou e o resultado final foi o 2 a 1.

Mesmo com boas cobranças de Regueiro, Velázquez, Camoranesi e Fritzler, Romero acabou acertando o travessão. Já as cobranças do Vasco, embora não muito bem batidas, foram convertidas por Felipe, Juninho, Carlos Alberto, Renato Silva e Alecsandro. E, com isso, o Lanús acabou sendo eliminado da Copa Libertadores.

O resultado faz retornar o antigo estigma que persegue o Lanús há muito tempo: o de não ter camisa. A equipe vem montando bons times, mas não consegue  fazer boas campanhas na principal competição sulamericana.

Com poucas chances de título no Clausura 2012 e eliminado da Copa Argentina, resta ao Lanús brigar por uma vaga na Libertadores 2013 para, quem sabe, superar a mística e se consolidar como um força do futebol sul-americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário