quinta-feira, 10 de maio de 2012

Esses adversários que não dão folga...

Tanto o Boca Juniors quanto o River Plate não andam tendo folga como no semestre passado. O Boca, campeão invicto com larga diferença ao Racing, e o River com uma certa folha da zona de Promoción (3º e 4º lugar da Nacional B). Na primeira divisão, Newell`s, Vélez e até mesmo o Tigre (virtualmente rebaixado por boa parte imprensa no início da competição) oferecem resistência. Na Nacional B, Instituto briga "cabeça a cabeça" com o Millo e agora apareceu o tradicional Rosário Central para atrapalhar, sem contar o Quilmes que não larga da cola...


Gerardo Martino FC, Campeão para não cair e o mesmo de sempre. Esses são Newell`s Ols Boys, Tigre e Vélez Sarsfield.
Joga feio, mas ganha partidas
(Foto: Olé)


Newell`s Old Boys (25 pontos): Outro time pragmático que se dá bem na Argentina. E ano passado ficou em 18º lugar com míseros 16 pontos. Uma coisa mudou: Gerardo Martino, aprendiz de Marcelo Bielsa. O Newell`s não joga bonito, mas tem uma espinha dorsal interessante. Pellerano na defesa, Pablo Pérez e Bernardi no meio e o garoto Urruti, ainda irregular, no ataque. 








Luna e Maggiolo na bola aérea, jogada característica
do Tigre de Arruabarrena (Foto: Olé)
Tigre (24 pontos): Uma campanha à la Fluminense de 2009 com Renato Gaúcho no comando contrapondo matemáticos famosos e tudo. É disso que o Tigre precisa. Até o momento, grande campanha que, se permanecer assim, salva o time do descenso direto, pelo menos. Um trio ofensivo vem encantando a todos. Com a perda de Stracqualursi para o Everton-ING no início da temporada, Ezequiel Maggiolo foi contratado. O velhinho mostrou que ainda é bom de bola e fez dupla com o também da casa, Carlos Luna. Diego Morales é o maestro pouco comentado. Lá atrás, surpreendentemente, Javier García faz bom campeonato.


Augusto e Cerro comemorando classificação para
as quartas da Libertadores. (Foto: Olé)
Vélez Sarsfield (23): Outro time pragmático, mas que ainda peca na irregularidade nessa temporada. Na última semana, Gareca tentou voltar com o 4-2-3-1 que levou o time de Liniers nas semifinais da Libertadores, sendo eliminado pelo Peñarol. O time sofreu perdas, que tiveram boas peças de reposição. Maxi Morález por Fede Insúa e Santiago Silva por Lucas Pratto e Óbolo. O substituto de Ricky Álvarez, uma espécie de 12º jogador da equipe, foi achado no grupo. Se trata de Iván Bella, jogador com as mesmas características. Falta maior regularidade a equipe que sofre da Insúadependência. Como no jogo diante o Atlético Nacional, o time, em momentos, parece sofrer com a falta de confiança e gosta de transformar jogos fáceis e grandes emoções ao torcedor. Lembrando que ano passado também era assim e o Vélez começou a apresentar bom futebol somente nas quartas-de-final...


O time das promessas, o gigante de Rosário e os cervejeiros chatinhos. Esses  são Instituto, Rosário Central e Quilmes.


Pablo Dybala já está acertado com o Palermo. Antes,
 ele quer ganhar o título no seu time do coração.
Instituto (63): Com a filosofia de Marcelo Bielsa, Darío Franco está levando, parcialmente, o Instituto ao tri campeonato da Nacional B. Com uma torcida bastante exigente, foi difícil a implantação dessa filosofia. Franco, pretendido por Estudiantes e Universidad do Chile, quer que o time toque bastante a bola, sem se livrar dela em momentos de pressão, o que é muito normal na Nacional B. Em um 3-4-3, há várias trocas de posições em velocidade, o que deixa ainda mais difícil a marcação do adversário. O garoto Dybala, outro Nuevo Messi e já negociado com o Palermo da Itália, é a sensação do time que conta com outras peças: López Macri, Lagos, Videla, Encina, Canever e Fileppi são exemplos disso. Até uma certa rotação acontece. Na minha opinião, o futebol mais bonito de todas as divisões da Argentina está em Córdoba. Está no Instituto.




Nessa temporada, Castillejos parece só fisicamente com o
 Fernando Torres. Em campo, está incrivelmente melhor.
.
Rosario Central (62): Joga simples e totalmente em função do seu centroavante artilheiro, Gonzalo Castillejos. Revelado pelo clube, Castigol tem 22 gols no campeonato, 3 na frente de Piriz Alves e 4 de Cavenaghi. A experiência também está fazendo a diferença. Omar  Zarif (34), Germán Rivarola (33), Paulo Ferrari (30), Matías Lequi (30), Leonardo Talamonti (30), Ricardo Gómez (30), Julio Mozzo (30) mostram o diferencial do time de Rosário na Nacional B. E claro, a camisa também pesa. O Central tem 4 títulos nacionais e uma Copa Conmebol de 1995.


El Chino Caneo, em toda sua carreira, só
brilhou no Quilmes.
Quilmes (58): Rebaixado na temporada passada, após apresentar ótima campanha somente na reta final de campeonato, o Quilmes manteve a base e também o bom DT Caruso Lombardi que saiu há aproximadamente um mês para ir dirigir o San Lorenzo e seu drama de fugir do descenso. Assim como o Tigre, o Quilmes tem um grande trio ofensivo. Miguel Caneo é o enganche do time, abastecendo dois goleadores natos.  Telechea, 11 gols na temporada, e Cauteruccio, 9 gols. Rescaldani, promessa do Vélez, também vem entrado nos jogos e correspondido. Trípodi é seguro e mostra o porquê do Quilmes ter a 2ª melhor defesa da competição. Joel Carli e Sebá Martínez também são seguros na defesa. O time deve disputar a Promoción, já que está 8 pontos na frente do Boca Unidos, 5º colocado, e Central, River e Instituto pouco vacilam. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário