terça-feira, 1 de maio de 2012

Resumão da 12ª rodada do Clausura

O Vélez depende de você,  Insúa.
(Foto: Olé)
Estudiantes 0 X 2 Vélez: O primeiro jogo dessa 12ª rodada ocorreu ainda na tarde de sexta-feira. Os dois maiores times do final da última década no futebol argentino voltaram a se enfrentar. Um Estudiantes que não vencia há quatro rodadas, principalmente derrotas de 3 a 0 pro Boca e 3 a 2 para o Rafaela, deixaram a equipe abatida. Já o Vélez, uma equipe imprevisível. De possível melhor campanha da 1ª fase da Libertadores para uma derrota diante o Defensor-URU em casa  e um jogo pífio diante o Lanús que vive o mesmo problema de irregularidade. Nesse jogo o Vélez mostrou a sua cara da última década. El Pocho Insúa foi determinante para a boa atuação da equipe, mas essa "Insuadependência" preocupa. Aos 22 minutos, Óbolo finalmente caiu pelos lados - dessa vez esquerda - e cruzou. A bola passou por todos até Insúa dominar e marcar, deixando somente na memórias dos torcedores e previsibilidade do time. O gol desaminou ainda mais o Estudiantes e, 12 minutos mais tarde, Martínez ampliou em uma de suas características pouco usadas. O cabeceio que ocorreu após cruzamento em escanteio do Fede Insúa. Além da derrota, demissão de El Vasco Azconzábal que parecia ter encontrado a fórmula da equipe, mas se perdeu com o tempo e lesões. Para seu lugar, são cogitados Martín Palermo e Juan Sebastián Verón que poderia adiantar a sua aposentadoria.

Saja nada pode fazer e apenas observou...
(Foto: Olé)
Lanús 3 X 1 Racing: Na partida que fechava a noite, o Lanús recebeu, de volta a sua casa, Zubeldía só que do outro lado. Luis enfrentou a equipe de seu coração e que o arquitetou tanto como jogador quanto como técnico para o mundo. Pela primeira vez, sentiu o sabor da derrota com a camisa celeste. Na sua estréia, 2 a 0 no fraco Sarmiento pela Copa Argentina e só 1 a 0 no lamentável San Martín. O jogo que começou com um atraso de 30 minutos devido ao trânsito que impossibilitou a presença de Germán Delfino, não teve nada de anormal, salvo este fato. O Lanús, se impondo, como deve fazer e poucas vezes faz, pressionou e logo aos 15 minutos abriu o placar com Izquierdoz de cabeça, após escanteio de Valeri. Aos 35, após vergonhoso "deixa que eu deixo" na frente da área do Racing, Pavone recebeu, girou e bateu para ampliar. Jogo de um time só. Aos 19 do segundo tempo, Silvio Romero recebeu grande passe nas costas do lamentável Licht e tocou, de cobertura, sobre o Saja, mostrando a qualidade do elenco Granate. Aos 39 o gol do Racing que não foi de honra pela falta de gana da equipe. Pillud arrancou, abriu para o garoto Viola que fintou e bateu, contando com o desvio na zaga e a falha de Marchesín. Com a péssima campanha, uma combinação de resultados pode deixar o gigante Racing, ainda na próxima rodada, na zona de Promoción. Ou melhor, nesse jogo Gio Moreno + 10 FC.


Polícia cegou um torcedor inocente...
(Foto: Olé)
San Martín 1 X 0 Godoy Cruz: Dentro de campo, um horror. Fora dele, idem. Frustradas com o péssimo jogo apresentado pelas equipes, o que nada justifica, as duas torcida apelaram. Rivais da província de Cuyo que engloba Mendoza e San Juan, cidades de Godoy Cruz e San Martín respectivamente, as barras dos clubes tentaram o confronto dentro do estádio. A polícia interviu e feriu, até o que foi apurado, 100 torcedores do Tomba, deixando um cego. Dentro de campo, Carrusca fez um belo gol para os Verdinegros, aos 17 minutos do 2º tempo, que lutam honrosamente contra o descenso, mesmo com a falta de qualidade técnica evidente em sua equipe. No segundo tempo, Caruso teve a chance do jogo, mas isolou da travessão. Em outra oportunidade, após jogada individual, quase marcou com um chute de fora da área.


Tonso e Villalba, dois garotos juntos criados na base leprosa.
(Foto: Olé)
Newell´s 1 X 1 All Boys: Com o estádio Marcelo Bielsa lotado, a torcida empolgada com a boa campanha de um Newell`s que não se via há tempos, e com o favoritismo em mãos. Até o apito do início de jogo. Com pressão na saída dos Leprosos, o Albo se sentiu em casa. Aos 4 minutos, após falta cobrada, o artilheiro Matos subiu muito alto e testou no canto do Peratta. José Romero deu um "nó tático" em Tatá Martino, quando se esperava o contrário. O Albo se fechou, enquanto o Newell`s mantinha a posse de bola. O tempo passava e, honrosamente lutando contra o descenso, o All Boys segurava o bom time da Lepra. Até que, aos 46 minutos, um gol que aliviava um pouco da dor dos hinchas do Newell`s. Após chute cruzado de Bernardi, Tonso pegou bonito de primeira para empatar e deixar o Newell`s vivo na briga pelo título, mesmo com a vitória do Boca.

Isso que ele está em má fase...
(Foto: Olé)
Boca Juniors 1 X 0 Colón: Com duas equipes apresentando uma proposta ofensiva, que marcou primeiro foi o Boca no setor falho do Colón. Como Roberto Sensini joga com 3 zagueiros, Maximiliano Caire ficou encarregado pela ala esquerda, onde Franco Sosa, substituto de Roncaglia, deitou e rolou. Em um contra-ataque puxado por Erviti que terminou com um voleio de Santiago Silva, o Boca abriu o placar. O segundo tempo foi tenso. Com a expulsão de Insaurralde no final do primeiro tempo, o jogo era equilibrado, porém com uma pequena vantagem para o Colón. Aos 35 minutos do segundo tempo, foi a vez de Clemente Rodríguez. O Boca se fechou e os Sabaleros só chegara, em bolas aéreas e nos bate-rebates que consagraram os bons reflexos de Orión. Em 9, o Boca segurou e ainda tirou a draga de Santiago Silva que chega com moral para o duelo diante o Unión Española, quarta (2) pela Libertadores.

Osmar Ferreyra - esse sim é jogador de grupo.
(Foto: Olé) 
Independiente 2 X 0 Banfield: Com um DT inexperiente, porém hincha do clube e amigo dos jogadores, o Independiente vai chegando, pouco a pouco. Em 8 rodadas, Cristian Díaz conseguiu 17 pontos enquanto do outro lado Eduardo Acevedo conseguiu somente uma vitória (5 a 2 sobre o Olimpo) desde que assumiu. Falta experiência de alguns jogadores e, principalmente, talento aos jovens que estão sendo lançados. Para o próximo ano, El Taladro é um forte candidato ao rebaixamento já que a campanha de 2009 com Falcioni e Erviti irá "ser anulada". O Independiente passou grande parte do jogo tentando penetrar na área do Banfield, até que, quis o destino aos 25 minutos do 2º tempo, Osmar Ferreyra chutasse de fora da área e marcasse um golaço. Comemorou, muito emocionado, com todos jogadores relacionados para o confronto. Após o jogo, ofereceu o gol a sua filha Morena que teve um tumor no olho e acabou ficando cega. 10 minutos mais tarde, ele cobrou falta na cabeça de El Tecla Farías que tocou para as redes.
Obs: Sabella esteve no Libertadores da América vendo o jogo. Segundo ele, foi observar principalmente Julián Velázquez. Porém também esteve de olho na promessa Patito Rodríguez e no Tagliafico do Banfield. Todos eles para integrarem a Seleção Local que serve para testes.

San Lorenzo 2 X 0 Arsenal: 
Gigliotti e Salgueiro, goleadores da tarde.
Caruso Lombardi aprendeu. Depois de lamentar o empate sofrido no último minuto ante o Banfield, o time não cometeu os mesmo erros. Primeiramente, entrou mais relaxado em campo, sem ansiedade do gol. Depois do primeiro gol, soube controlar a posse de bola e não se fechou. Em um contragolpe, o "capitão do dia" (cada jogo Caruso escolherá um capitão diferente, pois ele quer todos sendo lídres)  Gigliotti marcou. Os dois gols foram em ótimas jogadas pela esquerda. Na primeira, Bazán fez jogada individual e cruzou na testa de Salgueiro e voltou a marcar depois de 19 rodadas. Na segunda, após contra-ataque puxado, Tellechea centralizou, Chávez fez o porta-luz e Gigliotti, que havia perdido um gol incrível anteriormente, chegou de carrinho. Caruso segue invicto com o San Lorenzo que, agora sim, luta com honra contra o descenso. Lombardi tem 8 pontos em 12 pontos disputados.

Jorge Velázquez abriu o marcador.
(Foto: Olé)
Unión 2 X 0 Olimpo: Com um Olimpo medíocre em que só Rolle se salva, a partida foi dominada somente pelo time de Santa Fé. Mas o gol custou a sair com Donnet batendo pênalti na travessão. Pelo chão, o Olimpo foi bem com boas atuações de Mancinelli e Perozo. Os gols dos Tatengues iriam sair pelo alto e só no segundo tempo. Aos 26 minutos, após cruzamento do bom Paulo Rosales, peça-chave da equipe, e cabeceio de Jorge Velázquez. E, aos 37 minutos, após jogada semelhante, foi Donnet quem testou se recuperando do pênalti perdido anteriormente. Com a vitória, fica difícil a queda do Unión e bem provável o descenso direto do Olimpo que não esboça nenhuma reação.

Iñíguez (esquerda) fez péssima partida.
(Foto: Olé)
Argentinos Juniors 0 X 0 Atlético Rafaela: A rede não quis balançar em La Paternal. O Argentinos Juniors tentou os 3 pontos, mas esbarrou na sua deficiência técnica e tática já que Astrada ainda não definiu uma formação. Rafaela, claramente, foi em busca de um ponto. Ao ver que o Bicho estava em péssima partida, começou a arriscar. Néstor Pitana não deixou. Anulou um gol claro de Federico González e não marcou pênalti claro de Sabia em Castro. Gandín teve oportunidades de marcar, mas parou em Ojeda. Do mesmo modo, Juan José Morales também parou em Sara. Com o placar, o Argentinos Juniors chega a 359 minutos sem marcar gols. E a torcida já pede a demissão de Astrada.

Belgrano 1 X 1 Tigre: No único jogo da segunda-feira, um bom futebol foi apresentado. Com a oportunidade de sair da zona de descenso direto pela 1ª vez no campeonato, o Tigre começou o jogo ousado. Logo aos 21 minutos, grande tabela de Maggiolo e Diego Morales resultou em um golaço do Matador de Víctoria. Satisfeito com o placar, o Tigre se fechou. No início do segundo tempo, após cruzamento de Marco Pérez, Farré testou, da linha da grande área, no canto de García igualando o placar.


Todos os gols dessa 12ª rodada, abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário