segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Argentinos pelo mundo #3

Olá amigos internautas do Albiceleste Brasil. Sou Marcos Vieira Ribeiro, e novamente estou aqui para apresentar a terceira edição da coluna Argentinos pelo Mundo, exemplificando e analisando a atuação dos hermanos nas pelejas mundo afora. 

O Cara
David Villa comemora o primeiro gol com Messi.
Argentino foi o nome da goleada no Camp Nou.
Foto: Zimbio.
Assim como a segunda edição, inicio a coluna falando do "Cara" da semana. E assim como a segunda edição, o "Cara" é Lionel Messi. O melhor jogador do mundo novamente fez uma exibição de gala no Camp Nou, na goleada do Barcelona por 5 a 0 frente o Atlético de Madrid. Messi protagonizou um hat-trick, ou seja, marcou 3 gols na partida, aos 26 do primeiro tempo e aos 33 e aos 46 do segundo tempo. Os outros gols do Barça foram marcados por David Villa (aos 9) e por Miranda, contra, aos 15. 
Falar bem de Lionel Messi é mais do que pleonasmo. O mais coerente a fazer é aplaudir e se render a maestria de seu futebol.

Seguindo na La Liga...
Atuando pelos Merengues, o atacante Gonzalo Higuaín deixou sua marca na goleada do Real Madrid sobre o Rayo Vallecano por 6 a 2 no Santiago Bernabéu. A equipe saiu perdendo, logo no primeiro minuto, com gol de Michu. Cristiano Ronaldo empatou aos 39 e Higuaín virou a partida aos 45 da primeira etapa. A goleada se consolidou no segundo tempo, quando Cristiano marcou mais 2 gols e Varane e Benzema também deixaram suas marcas. O próprio Michu descontou para os visitantes.

Pastore segue decisivo.
Pelo Campeonato Francês, o atacante Javier Pastore segue decisivo para o Paris Saint-Germain, e foi o grande nome da vitória da equipe fora de casa frente o Montpellier, uma das surpresas do campeonato. O duelo era o mais aguardado, por protagonizar o encontro de equipes postadas na parte de cima da tabela. Pastore marcou 2 vezes e segue como artilheiro da equipe, que agora ocupa a vice-liderança com 17 pontos, atrás apenas do Lyon pelos critérios de desempate, ultrapassando o Montpellier.

Giro pelo Calcio.
Diego Milito Diego Milito of FC Internazionale during the Serie A match between Bologna and Inter at Stadio Renato Dall'Ara on August 30, 2010 in Bologna, Italy.
Diego Milito: Atuação convincente coroada com
um gol de pênalti, na estreia de Ranieri pela Inter.
Foto: Zimbio
Novamente, o Campeonato Italiano foi o palco das melhores exibições dos argentinos. Atuando pela Inter de Milão, agora dirigida por Cláudio Ranieri, que assumiu a equipe após o péssimo trabalho de Gian Piero Gasperini, o atacante Diego Milito deixou sua marca, de pênalti, no triunfo da equipe frente o Bologna por 3 a 1. Pazzini abriu o placar pra equipe, e viu Diamanti deixar tudo igual. No fim da partida, Milito desempatou aos 36 e o zagueiro Lúcio fechou a conta aos 42 minutos.
Em Verona, o Chievo fez valer o seu mando de campo e bateu o surpreendente Genoa por 2 a 1. Os visitantes abriram o placar com o atacante Rodrigo Palacio, uma das sensações do campeonato, cuja convocação para a seleção principal da Argentina fora mais do que merecida, logo aos 3 minutos de partida. Porém, Pelissier e Moscardelli viraram a partida na segunda etapa, e deram a vitória a equipe mandante. Com o tropeço, o Genoa ocupa a 3ª posição com 7 pontos, enquanto o Chievo tem a mesma pontuação, mas ocupa a 7ª posição, devido aos critérios de desempate.
Atuando em seu estádio em Bérgamo, diante de seu fanático torcedor, a Atalanta venceu o Novara por 2 a 1. O primeiro gol dos mandantes foi marcado por Matias Ezequiel Schelotto, o destaque da partida. O atacante de 22 anos, nascido em Buenos Aires, foi ainda jovem para a Itália, e por lá acabou se naturalizando, tendo defendido por 7 oportunidades a Azurra Sub-21. Com o triunfo, Atalanta e Novara somam a mesma pontuação, 4 pontos, porém o Novara segue uma posição atrás da equipe de Bérgamo, ocupando o 15º lugar.

No Brasil
Golaço de Mario Bolatti concorre a mais bonito da rodada
do Brasileirão. Volante fez uma partida impecável.
Foto: Samba Foot.
Em terras brasileiras, o grande destaque foi o volante Mario Bolatti. O polivalente jogador do Internacional, cuja característica é a mescla de uma forte marcação com um toque de bola refinado, foi o nome da vitória do Colorado diante do Atlético Mineiro no Beira-Rio por 2 a 1. Além de conseguir uma forte marcação em cima de Daniel Carvalho e do jovem Filippe Soutto, o camisa oito abriu o placar, com uma arrancada fantástica, que terminou numa forte finalização, que tocou no travessão antes de entrar. O Galo empatou aos 24 minutos, com Renan Oliveira, mas no segundo tempo, outro argentino apareceu para dar os três pontos ao Inter. O meia Andrés D'Alessandro, com sua precisão característica, levantou a bola na área, e Fabrício, no segundo poste, concluiu com oportunismo pro gol. Com a vitória, o Colorado segue mirando o G4, ocupando a 7ª posição com 40 pontos, enquanto o Atlético Mineiro abre a zona de rebaixamento, na 17ª posição com 25 pontos.
Pelo rival do Colorado, atuando pelo "Tricolor Imortal", o meia Damián Escudero segue com atuações abaixo da média, sendo ineficiente no esquema 4-5-1, característico de Celso Roth. A fraca aparição fez com que Escudero fosse substituído pelo jovem lateral Bruno Collaço no fim da segunda etapa. O jogador é uma peça chave no esquema de Roth, e embora o Grêmio tenha vencido o Avaí na Ressacada por 2 a 1, Escudero vem somando atuações frustrantes. Segue necessitando da aproximação a André Lima, e também do auxílio ao sobrecarregado Douglas, além de realizar a transição dos volantes ao ataque.
Pegando o gancho das atuações fracas, Walter Montillo viu o Cruzeiro ser goleado em casa frente o Vasco, líder do campeonato, por 3 a 0. O meia que nesta semana foi nomeado como o único jogador "raçudo" do elenco, tratou de desmentir a situação, elogiando e motivando seus companheiros, dentre eles, o goleiro Fábio, alvo da maior parte da crítica dos torcedores. No 4-5-1 cruzeirense, Montillo brigou, lutou, mas parou na boa marcação vascaína. Roger não lhe deu o suporte necessário, e como já é de praxe, o "Pirata Azul" ficou totalmente sobrecarregado. O resultado foi que a bola não chegou em Bobô, nem tampouco em Keirrison, que entrou na segunda etapa, e mais uma vez o Cruzeiro se vê declinando na tabela. A raposa ocupa a 16ª posição com 29 pontos e é o primeiro time fora da zona da degola. 
Lanzini marcado de perto por Deivid Coquinho. Pênalti mal
assinalado no argentino foi a polêmica da rodada.
Foto: Terra Esportes.
No Fluminense, Alejandro Martinuccio enfim ganhou a titularidade. Formou dupla de ataque com Fred, porém seu baixo rendimento fez com que fosse substituído na segunda etapa, dando vaga a Rafael Sóbis. Se Martinuccio não resolveu para o Flu, outro argentino teve de aparecer para impedir a derrota do tricolor na Arena da Baixada. O meia Manuel Lanzini, que havia entrado no lugar de Diogo, cavou um pênalti, se jogando após ser marcado pelo zagueiro Manoel. O árbitro Wagner Reway marcou equivocadamente a infração, para a fúria dos torcedores e jogadores da equipe da casa. Na cobrança, Fred não perdoou e deixou tudo na igualdade. O empate por 1 a 1 deixou o Flu no "G5" com 41 pontos enquanto o Furacão segue amargando a zona da degola, na 18ª posição com 24 pontos.
Ainda no Rio de Janeiro, o atacante Germán Herrera novamente deixou a desejar. Não desencantou, mas presenciou seu companheiro uruguaio Loco Abreu marcar duas vezes no empate em 2 a 2 com o São Paulo. Com isso, o Glorioso ocupa a 4ª posição com 45 pontos enquanto o São Paulo está um posto a frente com um ponto a mais.

Obrigado por prestigiar o Albiceleste Brasil e continue torcendo para boas atuações dos hermanos, para que nossa coluna fique cada vez mais repleta de agradáveis informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário