segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Argentinos pelo mundo #2






Olá internautas do Albiceleste Brasil. Sou Marcos Vieira Ribeiro, e trago a vocês a coluna Argentinos pelo mundo número 2, fazendo uma análise da atuação dos jogadores nas pelejas mundo afora. Quem se destacou, quem deixou a desejar e quem apenas foi um mero coadjuvante, você encontra aqui.

O Cara
Lionel Messi Lionel Messi of FC Barcelona (R) duels for the ball with Raul Garcia Escudero of CA Osasuna during the La Liga soccer match between FC Barcelona and CA Osasuna at Camp Nou Stadium on September 17, 2011 in Barcelona, Spain.
Messi abre e fecha a conta no Camp Nou.
Com um hat-trick e uma assistência, argentino foi o nome do jogo.
Foto: Zimbio
Decidi começar a coluna destacando "O Cara" desta rodada. Lionel Messi, o melhor jogador do mundo, novamente protagonizou uma atuação de gala, na goleada do Barcelona frente o Osasuna no Camp Nou por 8 a 0. Fora o hat-trick, abrindo o placar logo aos 4 minutos, marcando o quinto gol do Barça aos 41 do primeiro tempo e fechando a conta aos 34 da etapa complementar, Messi foi responsável por uma assistência primorosa no sexto gol, marcado por Xavi aos 12 minutos, desconsertando a defesa dos visitantes, que foram meros coadjuvantes da genialidade do argentino. Se o perfeito existe no futebol, Messi conseguiu atingir este patamar.                                                       

Seguindo na La Liga, o zagueiro Martín Demichelis foi decisivo na vitória do "Super-Málaga" diante do Mallorca, fora de casa por 1 a 0. A equipe que contratou por atacado visando uma competição europeia, contou com uma fraca atuação de Toulalan e Van Nilsterlooy, as principais estrelas trazidas para a temporada, e ainda busca um entrosamento ideal. O Málaga ocupa a 6ª posição com 6 pontos somados.

Na Premier League, o destaque novamente foi Sérgio "Kun" Aguero. O atacante do Manchester City marcou dois belos gols no empate de sua equipe diante do Fulham por 2 a 2 em Craven Cottage. Aguero inaugurou o marcador aos 18 da primeira etapa e ampliou no primeiro minuto da etapa complementar. Porém, com gols de Zamora e Murphy, a equipe londrina empatou a partida. O City é vice-líder com 13 pontos enquanto o Fulham amarga a lanterna da competição.
Franco Di Santo segue com boas exibições no Wigan.
Jóia vai sendo a estrela da equipe na Premier League.
Foto: UK Euro Sport.
Estrela do Wigan na temporada, o atacante Franco Di Santo novamente deixou sua marca. Ele abriu o marcador pra cima do Everton aos 30 da primeira etapa, mas não evitou a derrota da equipe por 3 a 1 no Goodison Park. Jagielka, Vellios e Drenthe marcaram os gols da vitória dos mandantes.
Na vitória surpreendente do Queens Park Rangers por 3 a 0 em cima do Wolverhampton no Molineux Stadium, o meia Alejandro Faurlin balançou as redes aos 10 da primeira etapa. O meia Joey Barton abriu o marcador, e o atacante DJ Campbell deu números finais a partida. Ao lado de Shaun Wright-Phillips e de Adel Taarabt, Faurlin é um dos grandes nomes da equipe recém promovida da segunda divisão, que vem se destacando no campeonato, com uma defesa bem postada e um contra-ataque rápido.

No Campeonato Português, o atacante Pablo Aimar deixou seu tento no triunfo do Benfica frente a Acadêmica de Coimbra no Estádio da Luz, pelo placar de 4 a 1. Aimar marcou aos 37 da segunda etapa, gol que coroou a sua boa atuação, mostrando sua raça característica e sua refinada finalização. Os outros gols do Benfica foram marcados por Nolito (2) e Bruno César. A equipe segue na cola do Porto, ocupando a vice-liderança com 13 pontos ganhos, atrás apenas nos critérios de desempate.

Pelo Calcio Italiano, tivemos mais argentinos se destacando. O atacante Maxi López (ex-Barcelona e Grêmio) marcou o gol da vitória do Catania frente o Cesena por 1 a 0, cobrando pênalti. Com isso, sua equipe consolida a boa fase, e ocupa a 6ª posição com 4 pontos em 2 jogos disputados.
Na surpreendente virada do Genoa sobre a Lazio por 2 a 1 no estádio Olímpico de Roma, Rodrigo Palacio deixou sua marca. A Lazio saiu na frente aos 11 minutos do primeiro tempo com Sculli, mas o atacante conhecido pelo seu cabelo exótico, empatou a partida aos 9 da segunda etapa, e viu o eslovaco Juraj Kucka fazer o gol da vitória aos 27. Com isto, o Genoa ocupa a 5ª posição com 4 pontos enquanto a Lazio, ainda sem vencer, fica na 12ª posição com 1 ponto.
Monzón marcou dois, de pênalti, no triunfo
do Nice por 3 a 0 frente o Ajaccio.
Foto: AFP

Na França, Javier Pastore novamente foi o destaque do Paris Saint-Germain no empate fora de casa contra o Evian por 2 a 2. A surpreendente equipe recém promovida da segunda divisão abriu 2 a 0 no placar no primeiro tempo, com gols de Leroy aos 14 e Sagbo aos 20. No final da primeira etapa, aos 43, Pastore descontou e presenciou Mathieu Bodmer deixar tudo igual aos 35. O PSG está na quarta colocação com 11 pontos. Porém, o destaque total da rodada da Ligue 1 foi Luciano Fabián Monzón. O defensor ex-jogador do Boca Juniors e com passagens pela seleção de base da Argentina, cobrando pênaltis, marcou duas vezes no triunfo do Nice frente o Ajaccio por 3 a 0. Com a vitória, o Nice respira na tabela e ocupa agora a 15ª posição com 5 pontos somados.

Pelo Brasil
Na vigésima quarta rodada do Brasileirão, os argentinos novamente deixaram a desejar. Pelo Grêmio, Escudero novamente não rendeu o esperado no 4-5-1 de Celso Roth, e foi substituído pelo jovem atacante Leandro, adaptando o esquema para o 4-4-2. O tricolor gaúcho foi goleado pelo Vasco em São Januário por 4 a 0, e segue com atuações bem abaixo da média.
No Botafogo, o atacante Herrera teve dificuldades com a zaga do Flamengo, formada por Welinton e Alex Silva. Embora tenha visto seu parceiro uruguaio Loco Abreu abrir o placar de cabeça, Herrera fez uma partida apagada, sendo substituído na segunda etapa pelo meia Éverton, no empate de 1 a 1 no clássico carioca. 
Martinuccio: Segue sem ser aproveitado no Fluminense.
Não chegou a hora de ser titular?
Foto: FutNet.
No Fluminense, Abel Braga parece ainda não ter encontrado a formação ideal para a equipe. O tricolor gaúcho foi derrotado pelo Bahia em Pituaçu por 3 a 0. A jóia Lanzini não conseguiu mostrar seu futebol, sendo marcado de perto por Fahel e Fabinho, e tendo dificuldades para armar o jogo e também arrancar em velocidade, uma de suas principais características Lanzini foi substituído na segunda etapa pelo atacante Rafael Moura. Já o atacante Alejandro Martinuccio entrou na segunda etapa, no lugar de Ciro, e nos poucos minutos que esteve em campo, conseguiu levar perigo em finalizações ao gol de Marcelo Lomba, exemplificando que merece ganhar o posto de titular.
Pela raposa, o "pirata azul" Walter Montillo novamente deixou a desejar, assim como a equipe celeste. O meia que vinha sendo o motor da equipe, que vem protagonizado fracas atuações no Brasileirão, há 2 rodadas não apresenta uma convincente atuação. Ontem, no clássico mineiro frente o América na Arena do Jacaré, Montillo foi marcado de perto pelo volante Dudu, e embora viesse buscar jogo, era rapidamente neutralizado. As melhores chances da equipe eram criadas pelo meia Roger, que teve o papel maior de articulação na partida.

Obrigado pela atenção, e continue visitando o Albiceleste Brasil. Deixe a rivalidade de lado e acompanhe o futebol mais aguerrido do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário