sábado, 4 de agosto de 2012

Em sua estreia, Vélez vence Argentinos Juniors com tranquilidade


Por: Felipe Ferreira (@felipepf13)

A noite de abertura do Campeonato Argentino nos reservava um jogo bastante interessante entre o Vélez Sarsfield e o Argentinos Juniors. Tal partida merecia atenção ainda maior porque poderíamos ver como o Fortín iria se comportar após perder tantas peças importantes e se ver obrigado a apostar em jovens talentos. A questão é que mesmo com tudo isso, os comandados de Gareca conseguiram se impor muito bem e, diante de sua torcida, largaram com uma bela vitória por 3 a 0.

O Argentinos contratou bastante para a disputa da competição, por isso, gerou uma grande expectativa no seu torcedor. Não é justo analisar o novo plantel em função apenas dos 90 minutos de ontem, mas, se levarmos em conta, fica mais do que notório que os hinchas do time terão dores de cabeça nessa temporada. Com um meio-campo totalmente apático, a bola não chegou em nenhum momento ao recém-chegado Leandro Caruso, atacante que se movimenta pouco e depende muito do setor de armação, isto tudo já evidencia que se não houver melhoras, a coisa pode complicar.

Enquanto isso, o Vélez apresentava uma equipe bastante remodelada se comparada a de outras edições passadas. Saíram nomes importantes como Burrito Martínez, Fernando Ortíz, Marcelo Barovero e Victor Zapata, com isso, logo se acendeu o sinal de incógnita em relação ao que o time poderia render na competição ainda mais que poucas contratações de peso foram feitas e o técnico Ricardo Gareca se viu obrigado a ter que apostar em jovens talentos. Entretanto, o comportamento do Fortín em campo foi muito bom já que foi possível ver um estilo de jogo mais rápido, envolvente, maior movimentação, mas, sem a mesma qualidade no toque de bola (isto muito em função de que Augusto Fernández não atuou ontem em função de que negocia sua transferência para o futebol turco).

A tona da partida já começou a se desdenhar desde os minutos iniciais. Canever seria o responsável por marcar Allione, no entanto, o meia do Vélez já teve espaço para jogar desde os primeiros minutos. Sempre deitando e rolando pelo lado direito e, dessa forma, o Fortín foi criando suas melhores chances e controlando bem o jogo. A consequência disso tudo foi que, logo aos 15 minutos, Allione cruzou na cabeça de Sebá Domínguez para abrir o placar no Amalfatinni.

O Argentinos teve que sair mais para o jogo e já ficou notório o tão limitado o seu sistema ofensivo. Em nenhum momento, o Bicho chegou a levar perigo a meta de Germán Montoya. O time da casa administrava bem a vantagem e sabia a hora de partir pra cima, aos 26, após cobrança de escanteio, Sebá voltou a aparecer para ampliar vantagem e já definir bem as coisas ainda na etapa inicial.

No segundo tempo, um dos maiores problemas do Vélez (a oscilação de desempenho em uma mesma partida) não se acentuou e o panorama do jogo seguiu o mesmo. Com uma excelente movimentação pelo meio-campo, a equipe tinha a partida na mão e já tratou de fechar o caixão dos visitantes logo de uma vez. Aos 8 minutos da etapa final, Pocho Insúa ressaltou a grande atuação que teve no jogo e com um lançamento genial achou Lucas Pratto que matou no peito de maneira brilhante para tirar o zagueiro do lance e sacramentar o 3 a 0. 

Com o jogo já definido, nada de relevante aconteceu e foi ressaltado mais uma vez que o sistema ofensivo do Argentinos está longe do ideal e melhorias serão necessárias no decorrer da temporada.

Agora, na próxima rodada, o Bicho recebe o Racing. Enquanto isso, o Fortín visitará o Independiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário