domingo, 5 de agosto de 2012

Boca faz estreia apática e é goleado pelo Quilmes



Em seu retorno à primeira divisão do futebol argentino, o Quilmes recebeu o atual vice-campeão da América no Centenario. O jogo foi bastante disputado, mas a força coletiva e a atuação destacada de Cauteruccio foram decisivos para a vitória de Los Cerveceros, por 3 a 0.

Mantendo a base do time que disputou a B Nacional na temporada anterior, o Quilmes fez contratações pontuais. No entanto, apenas Quilez fez sua estreia nesta partida. Já o Boca, em processo de reformulação, promoveu apenas a estreia do goleiro Ustari, que estava no Getafe.

A partida começou truncada e sem muitas chances de gol. O grande problema da equipe Xeneize era a falta de ligação com o ataque, já que Chávez não estava em noite inspirada. Por parte do Quilmes, quem tomava conta das ações ofensivas era Cauteruccio. O atacante uruguaio, destaque na temporada passada, buscava movimentação pelos dois lados do ataque, sempre tentando quebrar  a linha defensiva com infiltrações velozes.

A equipe Xeneize não conseguia imprimir seu ritmo e deixava o adversário jogar em seu campo sem oferecer grande resistência. A zaga formada pelo experiente Schiavi e pelo nada confiável Caruzzo apresentava problemas, principalmente pelo lado direito, onde Cauteruccio atuava com maior frequência.  Porém o gol saiu quando o camisa 7 aproveitou falha de Caruzzo, no lado esquerdo da defesa, e entrou livre para chutar cruzado e estufar a rede da meta defendida por Ustari.

Mesmo após o gol, a equipe da casa era quem controlava a partida. A expulsão de Santiago Silva, aos 18 minutos, dificultou ainda mais a situação da equipe Xeneize, que, com um meio-campo pouco inspirado, chegava apenas com cobranças esporádicas de falta. Já o Cervecero criava com muito perigo. No final do primeiro tempo, a equipe da casa ainda assustou mais duas vezes; na primeira, Cauteruccio entrou às costas de Sosa, fintou Schiavi e cruzou para a entrada da pequena área, onde estava Diz, que não conseguiu tocar a bola; na segunda, a bola foi lançada na área, Cauteruccio se antecipou ao zagueiro e aplicou um chapéu em Ustari, mas perdeu o ângulo e não conseguiu prosseguir com a jogada.

Na segunda etapa, o time mandante continuava melhor, chegando perigosamente nos minutos iniciais, mas parando nas mãos de Ustari. Mesmo estando bem na partida, o goleiro estreante nada pôde fazer ao ver Caneo, livre de marcação, receber a bola e cruzá-la para Garnier ampliar. A partir do gol, o Boca não conseguia chegar. A partida seguia sob domínio do Quilmes, que diminuiu o ritmo e administrava o resultado.

O Quilmes chegou com mais perigo apenas nos instantes finais. Aos 37 minutos, Ustari salvou o Boca de levar uma goleada, o que ele não conseguiu fazer logo depois. Após boa tabela entre Cauteruccio e Caneo, El Chino chuta forte, o goleiro boquense dá o rebote e o uruguaio completa. Era o 3 a 0. Sem chances de reverter e com a apatia demonstrada em toda a partida, o Boca assistia o adversário tocar a bola e deixava o tempo passar, esperando o apito final do árbitro para encerrar a partida.

A vitória deu indícios de que o planejamento feito pelo Quilmes foi acertado. Manter a base do bom time da temporada passada e contratar reforços pontuais foi importante para que a equipe mostrasse entrosamento e conseguisse uma boa atuação na estreia. Já pelo lado auricerúleo, o desempenho da equipe foi preocupante. A defesa não esteve bem, mas ainda pode melhorar com os recém-contratados Cellay, Magallán e  Achucarro. O ataque também preocupa. As opções são limitadas e, com as saídas de Cvitanich e Mouche, falta um jogador de qualidade que se movimente pelos lados do campo, já que Viatri e Silva são jogadores de referência na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário