sábado, 27 de agosto de 2011

Vélez 0×1 All Boys – muito trabalho a se fazer

Neste sábado, Vélez Sarsfield recebeu o All Boys, pelo Apertura 2011 . Aparentemente seria um confronto fácil para ‘El Fortín’, mas não foi bem assim. O All Boys é conhecido justamente por dar dificuldades aos times grandes, e assim aconteceu no José Amalfitani. Confira a análise da partida:

No primeiro tempo, o Vélez dominou os 15 minutos iniciais, mas na hora de finalizar não ia bem, Juan Manuel Martínez era quem levava o time nas costas, bem aberto na esquerda, ela entrava em diagonal, mas na hora de dar o passe final, não tinha para quem dar, Guille Franco e David Ramírez “sumiam”. Depois dos 15′ o All Boys acordou e começou a pressionar o time da casa, mas assim como o Vélez, não conseguia finalizar bem, o baixinho Matías Pérez García como um verdadeiroenganche, criava as principais chances de gol. Já no final da primeira etapa o Vélez melhorou um pouquinho, mas Martínez ainda continuava sacrificado por ser a única alternativa ofensiva do time. O Vélez atacava no 4-2-3-1 e se defendia no 4-3-2-1 ou 4-4-1-1. Já o All Boys estava no 4-4-1-1.

No segundo tempo, o Vélez começou da mesma forma do primeiro, pressionava mais, porém continuava com os mesmos defeitos ofensivos, Martínez muito sobrecarregado, mesmo com a entrada de Jonathan Ramírez no lugar de Héctor Canteros. O All Boys que perdeu o lateral esquerdo Carlos Soto, por expulsão, se defendia como podia e saia no contra-ataque. E foi assim que chegou ao gol. Num contra-ataque pela direita, Perea apareceu como homem-surpresa na área do Vélez chutou a bola prensada por Fernando Ortiz, e surpreendentemente a bola passou por cima de Marcelo Barovero e entrou no gol, um verdadeiro “gol espírita”. Até aí, o Vélez continuou no 4-2-3-1. Enquanto o All Boys, com um a menos, estava no 4-4-1.

Depois do gol, o All Boys se fechou ainda mais, enquanto o Vélez mudou taticamente o time a partir daí só deu Vélez, mas nada do gol aparecer. Com as entradas de Cerro e Bella, o time passou a atuar num super-ofensivo 4-1-3-2, enquanto o All Boys passou para um super-defensivo 4-1-3-2, se defendia como podia.

Ao Vélez, a única alternativa que se tem é abrir os cofres e contratar. Perdeu importante jogadores, como Santiago ‘El Tanque’ Silva (Fiorentina), Maxi Morález (Atalanta) e Ricky Álvarez (Internazionale), e no jogo contra o All Boys ficou claro que Juan Manuel Martínez não pode ficar tão sobrecarregado como ficou. É verdade também que faltou David Ramírez e Guille Franco aparecerem. E em relação ao All Boys, é continuar com o trabalho, e não se iludir com esta importante vitória, tem time para brigar aí por uma vaga em Sulamericana ou até Libertadores (quem sabe).




Por Arthur Barcelos ( http://twitter.com/ArthurBarcelos_ ). Postado originalmente no A Prancheta ( http://a-prancheta.com/ )

Ilustração: TaticalPad ( http://taticalpad.com )

Nenhum comentário:

Postar um comentário