segunda-feira, 18 de junho de 2012

Verón se despede de La Plata com vitória

Verón no Ciudad de La Plata que, com certeza, sentirá a sua falta.

Na noite deste sábado, Verón pisou pela última vez como jogador profissional no estádio Ciudad de La Plata, já que o Jorge Luis Hirschi, estádio que Verón atuou de 1994 a 1996, foi demolido em 2007. Depois de 18 anos de carreira, La Brujita anunciou pela 2ª vez sua aposentadoria. Na primeira, voltou atrás no final do Apertura 2012 vendo que o Estudiantes não rendia o esperado.

A real aposentadoria será no próximo domingo, quando Verón e companhia enfrentarão o Unión, em Santa Fé. Mas foi neste sábado que Verón desfilou pela última vez seu futebol em uma partida oficial na terra que o projetou para o Mundo. Depois de passagem apagada em 1996 no Boca, Verón fez ótimas temporadas pela Sampdoria (96-98), Parma (98-99) e Lazio (99-01) onde conquistou o Scudetto, a Coppa Italia e a Supercopa Italiana. Lá, fez grande dupla com Simeone na meia cancha. O ataque daquele time contava com Crespo e Claudio López. Após a Lazio, passagem apagada pela Inglaterra. Não convenceu no Manchester United tampouco no Chelsea. Na Inter de Milão, foi parte do elenco campeão de um bi da Coppa Italia e um Scudetto de 2006. Voltou, de empréstimo, ao Estudiantes e liderou a conquista do Apertura 2006. Logo, foi contratado em definitivo. Liderou a Libertadores de 2009 conquistada pelo Estudiantes, sendo eleito o melhor jogador da competição e da América do Sul (08 e 09). Além de conquistar o Apertura 2010.

No jogo de sábado, fez ótima partida até os 20 minutos do 2º tempo. Depois, visivelmente cansado, se arrastou em campo até sair aos 44 minutos, como homenagem. O gol foi marcado pelo lateral direito/ala Gabriel Mercado após escanteio cobrado por Verón. A vitória levou o Estudiantes aos 26 pontos e a 8ª colocação. O jogo foi equilibrado mesmo com o Olimpo tendo o rebaixamento já decretado há duas rodadas. Leonardo Jara e Jonathan Silva, os dois wingers do 4-2-2-2, estiveram abaixo dos demais e não deram sequências nas jogadas.

Fora de campo, diversas homenagens. Verón recebeu uma placa com seu nome antes do início da partida. A camisa que os jogadores do Estudiantes usaram tinha um "Bruja eterna" na frente e um "Gracias Bruja" nas costas. Após o gol e no momento da substituição, um "Olê olê olá, Bruja, Bruja". Depois do término do confronto, Juan Ramón Verón, pai de Verón e campeão Mundial com o Estudiantes em 1968 além do Tri da Libertadores (67,68,69) e Alejandro Sabella, entre outras figuras importantes, estiveram presentes em campo. Um vídeo com momentos marcantes da carreira de Verón foi transmitido no telão e, além disso, um Bruxa desceu dos céus com a taça da Copa Libertadores 2009 a qual Verón foi protagonista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário