segunda-feira, 18 de junho de 2012

Penúltima rodada deixa a B Nacional ainda mais emocionante


Para uma competição extremamente disputada, nada mais justo que um final de campeonato completamente aberto. As derrotas de River e Rosário, combinadas com as vitórias de Quilmes e Instituto, resultaram em uma tabela embolada e de difícil previsão para as próximas partidas. Confira como foram os jogos do fim de semana:

Patronato X River Plate

O River foi à Santa Fé enfrentar o Patronato. Mesmo sem grandes pretensões no campeonato, o Patrón acostumou-se a complicar a vida das equipes que disputam as duas vagas diretas à primeira divisão neste segundo turno. Contra os Gallinas não foi diferente. A proposta de defesa em bloco, a saída rápida nos contra-ataques e as defesas de Bértoli deram à equipe da casa um gol logo aos 17 minutos. Depois do tento sofrido, o River passou a pressionar, mas faltava criatividade. A saída, mais uma vez, foi apostar nas individualidades do trio ofensivo. E isso foi pouco. Placar final: Patronato 1 X 0 River.

Deportivo Merlo X Instituto de Córdoba

Precisando de uma vitória para recuperar-se do mal resultado na partida anterior e sonhar com uma vaga direta à Primera, La Gloria fez uma partida suficiente para vencer o Merlo. Começando com um ritmo forte e agredindo o adversário, logo os cordobeses já tiveram um pênalti desperdiçado por Dybala. No entanto, isso não diminuiu o ímpeto ofensivo da equipe. As chances eram criadas, levando perigo ao gol de Capagrosso. O gol era questão de tempo. E ele veio. Aos 30 minutos, em lance disputado na área, Damiani marcou o tento. A partida ficou fácil para o Instituto. O Merlo se jogava à frente para buscar o empate e deixava espaços para os contra-ataques do visitante. O segundo aconteceu em meio a inúmeros gols perdidos.
Placar final: Merlo 0 X 2 Instituto.

Quilmes X Gimnasia Jujuy

Embalado pela boa fase, o Quilmes atropelou a equipe do Gimnasia. O vareio veio sob a batuta de Caneo. O camisa 10 abriu a contagem com um chute forte da entrada da área, após cobrança de lateral. Além do gol, El chino foi o reponsável por comandar as ações ofensivas, distribuir o jogo e ainda finalizar. Sem disputar nada no campeonato e parecendo não ter motivação alguma para a partida, El Lobo de Jujuy não ofereceu forte resistência e acabou por deixar-se dominar. Corvalán, Rescaldani e Romero fecharam a goleada.
Placar final: Quilmes 4 X 0 Gimnasia

Rosário Central X Chacarita

Já sabendo o resultado dos três adversários diretos na competição, o Central entrou em campo a uma vitória da liderança na B Nacional. No entanto, havia do outro lado do campo um Chacarita desesperado na luta contra o descenso. A vitória era fundamental a ambos. A princípio, quem propôs o jogo foi a equipe Canalla. Porém, a pressão deixava espaços em seu sistema defensivo e o adversário tratou de aproveitá-los em um contra-ataque que teve a finalização de Ereros. O gol não abalou a equipe rosarina, que conseguiu o empate com o sempre decisivo Castillejos. Mas Ereros estava mesmo inspirado e acabou decidindo a partida. Os torcedores tentavam empurrar a equipe, entretanto quem marcou no final foi De Rossi.
Placar final: Central 1 X 3 Chacarita

A situação das quatro equipes

A tabela ficou da seguinte maneira: O River é o líder, com 70 pontos; o Instituto vem colado nos Gallinas com a mesma pontuação; já o Quilmes aparece em terceiro com 69, mesma pontuação do quarto colocado, o Central.

River e Instituto dependem apenas de si para alcançar a vaga direta à elite do futebol argentino. Neste caso, o River seria o campeão.  Caso os líderes empatem, a dupla que neste momento disputa o Promoción (confronto de ida e volta contra 17° e 18° da tabela dos promédios) depende apenas de uma vitória para obter classificação direta. Caso hajam dois, três ou até mesmo quatro times empatados entre as duas zonas (Promocion e acesso direto) será marcado uma partida extra –  que pode virar triangular ou quadrangular, dependendo da quantidade de equipes empatadas – em campo neutro. O vencedor terá vaga direta, restando ao(s) perdedor(es) a disputa do Promoción.

O River recebe o Almirante Brown, time sem maiores pretensões no campeonato, no Monumental de Núñez. Já o Instituto enfrenta o Ferro Carril, time que também não tem mais nada a fazer na competição, em Córdoba. O Quilmes vai a Puerto Madryn, onde joga contra o Guillermo Brown. O Central pega o desesperado Desamparados, que necessita de uma vitória para evitar o rebaixamento direto, em San Juan. Será uma última rodada tensa e difícil de prever na B Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário