segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Em jogo dramático, San Lorenzo cede empate ao Quilmes nos acréscimos e segue na zona do descenso

Empate decepcionou jogadores e hinchas do San Lorenzo, e
aumentou ainda mais o desespero na luta contra o descenso. (foto: Télam)
Não foi bom para ninguém. O empate em 2 gols entre San Lorenzo e Quilmes, na tarde de sábado no Nuevo Gasómetro, só atrapalhou a vida de Cuervos e Cerveceros, que lutam para escapar da degola, sobretudo o Ciclón, que chega ao seu 6º jogo sem saber o que é vitória e se afunda ainda mais na zona do descenso (promedio 1,170), parecendo pedir para ir para a Primera B Nacional. Além de vencer seus próximos jogos, secar o próprio Quilmes (promedio 1,250) e o San Martín/SJ (promedio 1,220) se tornou um dever. O decano, por sua vez, está beirando a degola, devendo tomar algumas precauções nas próximas rodadas. Na sequência do Torneo Inicial, o San Lorenzo enfrenta o Boca Juniors, na Bombonera (03.11, 17h10 [horário brasileiro de verão]), enquanto o Quilmes recebe o Colón, no Centenario (04.11, 18h), em mais uma rodada que promete dramas em diversas canchas da República Argentina.

Mesmo com a má situação de ambas as equipes, foi um jogão de bola, cheio de alternativas e reviravoltas. A proposta dos donos da casa era atacar, ataque total. Para isto, o técnico Juan Antonio Pizzi deslocou o veloz Buffarini para a lateral-direita, para dar mais força ofensiva às jogadas pelos flancos, que já tinha em Prósperi, pela esquerda, uma excelente alternativa. Já o Quilmes apostou muito nos contra-ataques, e especulando acabou abrindo o placar, para surpresa e decepção dos hinchas do Ciclón. Logo aos 12', Leandro Díaz foi lançado pela direita, centrou bem para Facundo Diz escorar de cabeça na medida para o artilheiro Martín Cauteruccio definir, também de cabeça, sem chances para Migliore. O uruguaio marcou seu 7º tento no Inicial, se tornando, naquele momento, o artilheiro da competição; agora o anotador máximo é Ignacio Scocco, do Newell's, com 8 gols.

Time cervecero festeja empate arrancado à
fórceps no Nuevo Gasómetro. (foto: Télam)
A vantagem cervecera não durou muito. Mantendo a postura ofensiva e tentando envolver a defesa adversária a todo custo, o San Lorenzo não demorou a encontrar seu gol de empate. Antes do gol, uma ótima combinação na entrada da área do Quilmes encontrou Aguiar na frente do goleiro Trípodi; o uruguaio mandou para o gol, mas a jogada já estava paralisada por um impedimento que não existira. Poucos minutos mais tarde, aos 25', não teve jeito; o próprio Aguiar deu uma deixadinha espetacular de calcanhar após assistência de Kalisnki, e o garoto Ruíz girou de canhota, indefensável para o arqueiro cervecero. 2' minutos depois, o San Lorenzo alcançou a desejada vantagem: Aguiar, um dos nomes do jogo, tabelou com Ruíz, que o deixou na cara do gol; desta vez não teve impedimento que parasse a reação azulgrana. Virada importantíssima e festa nas arquibancadas do Nuevo Gasómetro.

Antes do final da 1ª etapa, De Felippe trocou Romero por Mandarino (guardem este nome), por lesão. Também antes de terminarem os primeiros 45', Jacobo Mansilla fazia boa jogada pela esquerda, mas foi derrubado na área por Buffarini. Pênalti claro marcado por Patricio Loustau e tarjeta amarilla para o camisa 7 do San Lorenzo. Cauteruccio foi para a bola e Pablo Migliore também foi, voando no canto esquerdo e evitando o empate cervecero. Pior na partida, após 15' iniciais quase brilhantes, o Quilmes desperdiçou sua chance mais clara de voltar ao jogo. Na volta do intervalo, a postura mudou, e os visitantes atacaram mais, pois a derrota os colocava na zona do descenso. Neste processo, o San Lorenzo foi quem atacou primeiro, com Stracqualursi chutando à direita de Trípodi após ótimo contra-golpe. Pouco depois foi a vez do Quilmes: Goñi mandou um lateral para a área, Diz deu uma casquinha para o meio da área e Mandarino perdeu frente-a-frente com Migliore, que já estava se tornando figura da partida.

Jara já não foi bem no jogo, ainda me apronta
uma dessas... (foto: Quilmes Atletico Club - Sitio Oficial)
Elizari, que também entrara no time do Quilmes, mandou de cabeça uma bola no travessão que emudeceu o estádio. Outro zagueiro, desta vez Alvarado, do San Lorenzo, também perdeu de cabeça, ainda mais sozinho que seu adversário, mandando na rede pelo lado de fora. E as chances eram criadas, em um jogo altamente veloz e aberto; tanto o San Lorenzo poderia chegar ao 3º gol, quanto o Quilmes ao empate. O Ciclón quase ampliou quando Franco Jara, de fraca participação, apareceu sozinho na área, e jogou para trás, facilitando o trabalho da defesa. O jogo esquentou de vez, só que Buffarini e Lema levaram isto além da bola nos pés; o lateral/meia do Ciclón chegou forte demais no defensor cervecero, que desceu o braço em Buffa. Loustau não titubeou e apresentou tarjeta roja para ambos.

Já estavamos nos acréscimos e a torcida cuerva festejava a vitória quase certa. Bom, eu disse "quase"... De tanto desperdiçar contra-ataques, a bola acabou punindo o San Lorenzo, e aos 48', Germán Mandarino subiu mais alto que toda a defesa do Ciclón em escanteio vindo da direita, e deu números finais à partida. Comoção no banco de reservas do Quilmes e em sua pequena torcida em Bajo Flores. 2-2, um empate justo, em um jogo de futebol bastante atraente e movimentado. Detalhe para Leandro Díaz, um dos principais nomes do jogo, que foi comemorar em frente aos torcedores do San Lorenzo e acabou amonestado. Ao final do jogo, nota lamentável para a tentativa de agressão ao (tudo bem, horrível) árbitro Patricio Loustau e seus auxiliares, que erraram ao anular gol legítimo de Aguiar, e, na visão da gente do Ciclón, ao expulsar Buffarini. Cosas del fútbol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário