domingo, 7 de outubro de 2012

Belgrano vira sobre o Boca em Córdoba, e é mais um postulante ao título do Torneo Inicial


Jogadores do Belgrano comemoram um dos gols na grande vitória sobre o Boca Juniors. (foto: DyN)
Uma vitória de gente grande. Uma vitória do mesmo time que ousou derrubar o gigante River Plate para os porões da Primera B Nacional há pouco mais de 1 ano. O Belgrano bateu em mais um grande e se credencia para brigar pelo título do Torneo Inicial, com méritos e autoridade. O Boca Juniors até tentou, mas não foi páreo para os comandados de Ricardo Zielinski, que sobretudo na etapa complementar tiveram uma atuação exemplar, digna de quem quer lutar por algo muito maior que simplesmente manter a categoria ao final do campeonato. Além da briga pelo título, o Pirata segue lutando por uma vaga em competições continentais em 2013. Será que veremos este Pirata em expedição para tentar libertar a América?

Pelo início do jogo, certamente estaríamos contando uma história diferente. Logo aos 4’, o uruguaio Santiago Silva aproveitou uma assistência esplendorosa de Erviti, deslocou Olave com frieza e abriu o marcador. O gol cedo não mudou muito o panorama do jogo, já que o Belgrano não conseguia manter a bola em seus pés, e apenas especulava em contra-ataques, tentando não se expor muito para um perigoso Boca Juniors, que ameaçava, rondando a área do time de Córdoba – mesmo sem a incisão (sic) ideal, mas mesmo assim exigia cuidados. A velocidade de Melano era o que mais preocupava a lenta defesa xeneize, no entanto foi em uma bola parada que o Belgrano achou o empate: cobrança de Pittinari e desvio do zagueiro uruguaio Sergio Rodríguez, na entrada da pequena área. Falha da zaga do Boca Juniors...

Erviti, que deu a assistência para o gol de Silva, sumiu na etapa complementar. (foto: Telám)
Logo após o gol, Emiliano Albín sentiu lesão e deu lugar a Cellay, que até hoje não sabe se é zagueiro ou lateral-direito; para mim, não é nenhum dos dois. A lentidão defensiva aumentou, e o Belgrano soube aproveitar, aumentando seu volume de jogo, sempre na base da constante correria. O único defensor que vinha bem, Burdisso, foi nocauteado pelo autor do gol cordobês, e se perdeu no jogo. Até então Somoza e Ledesma continham bem a maioria dos intentos dos donos da casa, que tentaram ir para cima, embalados pelo apoio de sua torcida que compareceu em bom número no Mario Alberto Kempes. O jogo seguiu neste ritmo até o final da 1ª etapa, com o Boca ficando com a bola, segurando assim o ímpeto do Belgrano, que sabia que o jogo era decisivo para as pretensões de ambos no Inicial.

O vestiário foi mágico para o Belgrano. Zielinski fez alguma coisa que mudou de vez a postura do seu time, enquanto Falcioni não corrigia o que havia de errado, principalmente o fato de o time jogar com 2 centroavantes; Viatri jogando fora da área não tem a menor condição, e o pior é saber que o Boca Juniors não tem um jogador de nível aceitável para solucionar este problema (que está se tornando crônico). Pela esquerda de ataque os mandantes voltaram a se achar, mais cedo que o esperado. Antes de o relógio completar a primeira volta na etapa final, o paraguaio Víctor Aquino fez fila na base da trombada, tentou 2 vezes frente-à-frente com Orión, e na 2ª tentativa tocou de cabeça para o gol vazio. O Belgrano virava o jogo, e os minutos seguintes consolidavam a justiça já pintada no placar.

A defesa do Boca Juniors entrou em parafuso após o gol, e o meio-campo se auto-dissolveu de maneira assustadora. Ledesma e Somoza não conseguiam marcar, Erviti mal pegava na bola e eu não ouvi o nome d’El Pochi Chávez antes de ele ser trocado pelo jovem Paredes. El Flaco Schiavi era vaiado a cada participação, e aquilo parecia estar mexendo com sua cabeça – o seu corpo já não o acompanha decentemente há tempos, por mais que Rolando seja um defensor com uma capacidade de posicionamento e jogo aéreo fora do comum. O lado direito da defesa estava um queijo-suíço, e Cellay melhorou tudo ao ser expulso cometendo uma falta desnecessária, ainda no campo de ataque. Exatamente no lance seguinte, Melano fez grande jogada pela esquerda (que dúvida...) e apenas rolou para Guillermo Farré chutar para o gol, ampliando a vantagem do Belgrano e fechando o placar.

No duelo de técnicos, Zielinski (ao fundo) levou a melhor sobre Falcioni. (foto: DyN)
Zielinski até parece ter querido golear, trocando Melano por El Picante Pereyra, mas seu time passou a jogar de forma deveras conservadora, não se expondo e buscando garantir os 3 pontos, preciosos para a sequência do Torneo Inicial e para a corrida por vaga continental para 2013. Santiago Silva ainda desperdiçaria uma chance clara, na frente de Olave, pegando de raspão na bola, mas foi a única chance que os xeneizes criaram na etapa final. Fora isto, muita apatia do time e pouquíssimas tentativas, sempre no jogo aéreo incipiente. O time ainda se ressente da saída de Riquelme, diferencial criativo do time, e Falcioni não consegue encontrar uma alternativa decente para substituir Topo Gigio. Alguns resultados acontecem, mas as atuações não agradam; a de hoje pode ter sido a gota d’água para o torcedor do Boca Juniors.

O jogo terminou com a vitória do Belgrano, que alçou o time à vice-liderança provisória, até o jogo do Newell’s Old Boys contra o Vélez Sarsfield (que ganhava o jogo quando da publicação desta matéria - partida no intervalo). O Pirata foi para 19 pontos somados, empatado com o Newell’s, contra 20 do líder Racing. O Vélez tem 17, e caso vença La Lepra também passará pelo Belgrano. O Godoy Cruz vem com 16, e jogará mais tarde contra o River Plate, também podendo encostar. Belíssima briga. Na próxima rodada, daqui a 2 semanas, o Belgrano vai ao bairro da Floresta, em Buenos Aires, enfrentar o All Boys, enquanto o Boca Juniors receberá o Estudiantes de La Plata. Teremos esta pausa para as Eliminatórias para a Copa de 2014, para que fique esclarecido.

Um comentário:

  1. Amigos, poderiam ajudar a divulgar um grupo de Piratas brasileiros do Facebook???

    https://www.facebook.com/groups/piratasdobrasil/

    Temos a intenção de divulgar CA Belgrano de Córdoba no Brasil, somos o pioneiro do Facebook no Brasil....

    ResponderExcluir