domingo, 9 de setembro de 2012

Argentina 3×1 Paraguai – Solidez em Córdoba


Nessa sexta-feira, 07, Argentina e Paraguai se enfrentaram pela 6ª rodada das Eliminatórias 2014no estádio Mario Kempes, em Córdoba. Com o intuito de aproximar o torcedor argentino de sua seleção, a AFA resolveu levar a partida para o interior, e deu certo. A festa em Córdoba foi empolgante e a Seleção argentina atendeu à expectativa.
Correspondendo aos pedidos locais de uma equipe com mais afinco ofensivo, Alejandro Sabellaescalou a Argentina da seguinte maneira:

O 4-3-3 da Albiceleste diante do 4-4-2 paraguaio do treinador Pelusso. O 4-3-3 argentino se “desdobrava” para o 4-3-1-2 constantemente, com Lionel Messi como enganche de ofício da equipe.
A Argentina começou em ritmo acelerado, e próximo aos 3 minutos iniciais, abriu o marcador com um belo chute de Ángel di María da entrada da área.
Embalada pela torcida, a seleção Albiceleste manteve o ritmo ofensivo, e apesar de não imprimir grande sequência de chances criadas, tinha domínio absoluto do jogo. O Paraguai, por sua vez, “esbarrava” na marcação de Fernando Gago e Rodrigo Braña, e o jogo aéreo de Federico Fernández e Ezequiel Garay era eficiente.
A proposta de Sabella funcionou. O encaixe do 4-3-3 com os laterais mais fixos e auxiliados pelos volantes sobre o 4-4-2 paraguaio deu certo. Na semana passada, o treinador argentino falou abertamente sobre o problema defensivo das laterais, e que não atribuía a culpa totalmente aos laterais. Sabella disse que iria manter o ideal com “stoppers” pelos flancos defensivos, porém com mais auxílio dos volantes que atuassem pelos lados do campo, para que fosse evitado o confronto no 2×1. O Paraguai, com uma proposta defensiva, acabou se encaixando na estratégia de Sabella.

A marcação dupla imposta pela Argentina.
Aos 17 minutos, Rodrigo Braña falhou ao afastar a bola e acabou tocando-a com sua mão. Pênalti para o Paraguai, que através da cobrança de Fabbro empatou a partida.
O ritmo da partida não se alterou, e a Argentina prosseguiu dominando. Com Hugo Campagnaro e Marcos Rojo atuando como laterais mais fixos no campo defensivo, as jogadas de lado de campo eram encarregadas de Lavezzi pela direita e Di María pela esquerda, sempre com a referência em Lionel Messi, com arranques pelo meio do campo.
O insistente problema defensivo das laterais de fato melhorou com a atuação de laterais “presos”, e essa deverá ser uma das boas ressalvas para os olhos de Sabella. Os volantes argentinos, Braña e Gago, apesar da boa disposição física na marcação, pecavam em certos momentos na saída de bola, que tinha como principal válvula de escape os incessantes recuos de Lionel Messi à meia cancha.

Fernando Gago foi o responsável por auxiliar Lionel Messi no “doble enganche”, em aproximações com toques curtos para os avanços e criações das jogadas ofensivas.
“A ideia é que a bola vá dos defensores aos volantes e dos volantes aos atacantes. O que tem o melhor “manejo” é Gago. Quanto mais passar por ele, melhor para nós. Tem um grande manejo da bola e bom passe entre as linhas” - Alejandro Sabella.
Com Lavezzi ‘apagado’, a Argentina criava mais a partir do setor canhoto do meio-campo, com Di María ora agudo, ora centralizador com a bola nos pés. ‘Angelito’ foi um dos destaques da partida, com grande disposição na marcação quando compunha o trinco de volantes, e como ponteiro nos avanços pela esquerda.
O placar favorável à Argentina não demorou a ocorrer, e, aos 30 minutos, com lançamento de Di María, Higuaín finalizou da entrada da área.

A manutenção do 4-3-3 da Argentina frente ao 4-4-2/4-4-1-1 do Paraguai com as entradas de Haedo Valdez e Cardozo no ataque.
O Paraguai seguiu criando pouco no segundo tempo, diante de uma Argentina que tinha, sobretudo, superioridade na posse de bola e cautela para decidir os lances, parecendo apostar numa saída paraguaia para contragolpear e golear. As principais chances seguiam vindas das aproximações em velocidade em relação à Messi, que acertou a trave do goleiro Villar por duas vezes.
Porém, o craque argentino não passaria em branco. As chances criadas por Lionel eram as principais da segunda etapa, e foi em bela cobrança de falta que Messi marcou seu 11º gol em 11 jogos na “Era Sabella”. Festejos em Córdoba.
O Paraguai precisa rever conceitos para melhorar sua atual posição na tabela nas Eliminatórias – a equipe de Pelusso segue em último lugar, com apenas 4 pontos conquistados. O selecionado segue à Assunção, para enfrentar a Venezuela.
Já pelo lado argentino, a equipe venceu e convenceu mais uma vez. Há 39 anos que a Argentina não vencia o Paraguai em casa pelas Eliminatórias. Tabu quebrado com uma atuação sólida, erros aos poucos minimizados e um elenco visivelmente unido e com evolução tática. Sabella ainda tem trabalho a fazer no comando da Argentina, mas tem um grupo qualificado e com alternativas a sua disposição. A Albicelesteestá em primeiro lugar das Eliminatórias 2014, e segue à Lima, para enfrentar o Peru no próximo dia 11, na terça-feira.
Publicado originalmente no site A Prancheta (http://a-prancheta.com/destaque/argentina-3x1-paraguai-solidez-em-cordoba) por Júnior Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário