sábado, 16 de julho de 2011

Argentina perde para o Uruguai nos pênaltis e está fora da Copa América 2011

Em um jogo de muita pegada e duas expulsões, a técnica ficou oculta em meio a tantos e essenciais carrinhos e desarmes. Tantos craques e tantos passes errados. Tanta vontade de vencer, mas a raça do time adversário não permitia. Pouco Messi, Aguero, Dí María, Forlán, Suárez e muito Mascherano, Gago, Biglia, Diego Pérez, Arevalo, Gargano, Eguren. Esse foi o resumo da partida em que Muslera, que tem uma estrela incrível, virou ídolo por momentos no Uruguai. A Celeste Olímpica, repete em um 16 de Julho outra vitória história, desda vez menos importante, como no Maracanazo em 1950, hoje se fala exageradamente em "Elefantazo".

O primeiro tempo nem havia dado as caras e a partida mostrava que iria ser emocionante. Diego "Ruso" Pérez marcou, após cabeceio de Cáceres que foi defendido parcialmente por Romero. A partir daí o Uruguai se fechou e a Argentina teve que sair para o jogo jogando com Messi aberto pela direita. E foi assim que saiu o empate albiceleste, Messi saiu da direita e foi afunilando para o meio e não cruzou, ele COLOCOU a bola na cabeça de Higuaín que testou bonito no canto de Muslera que mal sabia o que aconteceria no final da partida. Depois disso entramos na "Era dos Gols bem anulados". Primeiramente, Higuaín e depois Cáceres para o Uruguai, os dois bem anulados pelos bandeirinhas que ajudaram na boa atuação de Carlos Amarilla que acabou expulsando Pérez após parar contra-ataque argentino, pelo motivo de ser o segundo cartão amarelo do Ruso. Mesmo assim o Uruguai continuou melhor e aos 44 minutos Lugano cabeceou, praticamente na linha da área, e a bola bateu na travessão, encobrindo Romero.

O jogo começou no segundo tempo sem mudanças e da mesma maneira que acabou. Com o jogo pegado e uma leve vantagem ao Uruguai. A Argentina chegou a ter chances com Aguero, aos 14 e Messi, aos 15, mas o Uruguai soube prender a bola em seu campo de ataque e gastar o tempo, não sofrendo pressão. Mesmo assim, o Uruguai sofreu um cansaço por jogar mais de meio jogo com um a menos e não teve como evitar alguns lances perigosos da Albiceleste. Como o giro de Higuaín em que Muslera defendeu genialmente e a falta que Tévez cobrou com desviou aos 44 do segundo tempo, tirando o rebote que Muslera saiu corajosamente como se fosse um goleiro de handball, nos pés de Higuaín. Minutos antes, Mascherano foi expulso injustamente, pois a sua segunda falta não foi para amarelo.

Bom, graças a Muslera e a raça charrúa, o jogo foi para a prorrogação. Nela Alvaro Pereira quase tirou o empate do placar, aos 3 minutos. Aos 13, Higuaín carimbou a trave do Muslera que deve ter rezado muito antes da partida. Terminando o primeiro tempo do chamado "tempo extra" e, consequentemente, as equipes mudando de lado mas a atitude permaneceu a mesma. Aos 10 minutos, Messi tabelou com Higuaín e chutou. A bola rebateu em tudo que havia na sua frente e ficou nas mãos de Muslera. Nesse momento, muitos devem ter pensado: "NÃO É PARA SER". E após as cobranças de Pênaltis, perceberam que estavam certos. Tévez, o craque do povo perdeu o único pênalti da decisão em que o Uruguai venceu por 5 a 1, tornando Muslera um ídolo instantâneo.

Agora, o Uruguai enfrenta o Peru na semifinal e, em uma possível final, o vencedor de Paraguai/Brasil e Venezuela/Chile. Batista anunciou na entrevista coletiva após a partida que ficará no comando da Seleção Argentina para a tristeza de muitos e alegria de poucos argentinos que não viram a albiceleste jogar bem nessa Copa América 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário