quinta-feira, 2 de junho de 2011

Argentina é derrotada pela Nigéria

   Em jogo que poderia valer como revanche da derrota sofrida na Copa do Mundo, Nigéria e Argentina se enfrentaram em Abuja, capital da Nigéria. A seleção africana conseguiu um resultado inesperado, vencendo a partida pelo placar de 4-1, vingando a derrota de um ano atrás. Bom lembrar que nessa partida, nenhum dos jogadores de mais renome internacional atuaram pela seleção visitante.
   Com uma seleção relativamente nova, mas que contava com muitos jogadores que atuam no futebol europeu, a Argentina até começou mantendo a bola, apesar de errar muitos passes. Soma-se a isso o gol nigeriano marcado logo aos 9 minutos, através de Ike Uche, atacante do Zaragoza-ESP. Após jogada de Efe Ambrose pela direita, a bola chegou à ele, que chutou de canhota. A bola desviou no zagueiro Ezequiel Garay, e tirou qualquer chance de defesa do goleiro Adrián Gabbarini.
   A partir desse lance, a seleção albiceleste pareceu desmoronar emocionalmente no gramado, pois era totalmente sufocada pela Nigéria, a ponto de tomar o segundo gol logo aos 24 minutos do primeiro tempo. Em lance duvidoso é verdade. Federico Fazio dividiu uma bola com o atacante Victor Anichebe na grande área e o árbitro apontou para a cal, alegando um empurrão do zagueiro do Sevilla. Nsofor Obinna cobrou forte no canto direito de Gabbarini, que quase defendeu. E teve mais...
   Aos 34 minutos, após uma cobrança de escanteio errada, Obinna recuperou a bola pelo lado esquerdo de ataque nigeriano, completamente livre. Ele esperou o momento certo para passá-la para Taiwo, que cruzou na cabeça de Uche, totalmente sozinho na pequena área. Mesmo baixinho, o atacante cabeceou já quase debaixo das traves para o fundo das redes, levando o torcedor local ao êxtase. 3-0 apenas no primeiro tempo.
   Se esperava uma atitude diferente na segunda etapa, mas isso não se confirmou. Pelo contrário. A Nigéria seguiu pressionando, criando pelo menos duas chances em menos de cinco minutos. Aos 8 minutos, após mais uma jogada oriunda pelo lado esquerdo de defesa argentina, a Nigéria chegou a seu gol final. Um lançamento longo encontrou Emmanuel Emenike, que teve calma para concluir, encobrindo Gabbarini. O detalhe foi a total desatenção da defesa, com um buraco enorme entre o zagueiro e o lateral esquerdo. A partir daí, a seleção nigeriana preferiu administrar a partida, não se jogando mais ao ataque. Apesar disso, continuava levando perigo, até pela péssima atuação do sistema defensivo albiceleste.
   Aos 53 minutos, a Argentina conseguiu descontar. Após um tempo de acréscimo totalmente sem sentido, -até pela circunstância do jogo-, e de um pênalti pessimamente marcado no primeiro tempo, o árbitro local deu seu show final: um "toque de mão" do jogador nigeriano que possivelmente só ela tenha visto. Mauro Boselli cobrou no meio do gol e diminuiu o vexame para 4-1.
   A seleção volta a campo no domingo, quando enfrentará a Polônia em Varsóvia. Um novo resultado ruim certamente colocará o técnico Sergio Batista sobre pressão, por parte da mídia e da torcida, que veem a Copa América como uma chance de retornar ao topo do futebol sul-americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário