domingo, 3 de março de 2013

VÍDEO: Jogos são interrompidos, homens baleados, mais um morto e polícia bate até em jogador

A coisa está feia na Argentina. Sexta-feira, Newells Old Boys e Belgrano se enfrentavam em Rosário quando a torcida do time de Córdoba enfrentou a polícia. O tempo fechou, cotejo interrompido e até o jogador Turus, do Belgrano (derrotado por 2 a 0), apanhou dos policiais de Rosario - veja no vídeo abaixo.




Sábado, dia de jogo pela segunda divisão, a B Nacional, o primeiro enfrentamento foi entre dois barras, em La Plata, na rua. Um homem de 31 anos identificado como Julio Biscay morreu. A bola rolou e o Gimnasia abriu 3 a 0 no primeiro tempo sobre o Nueva Chicago, ampliando para 4 a 0 aos 8 minutos da etapa final.

Foi a senha para que os hinchas do Torito entrassem em ação. O Nueva Chicago, de Mataderos, nos arredores de Buenos Aires, arrasta atrás dele uma das mais violentas torcidas da Argentina e do mundo. O clube já foi duramente punido por conta das ações agressivas de seus seguidores e subiu da terceira para a segunda divisão nesta temporada.

CLIQUE AQUI E LEIA POST COM VÍDEOS SOBRE O NUEVA CHICAGO E A VIOLÊNCIA DE SEUS HINCHAS, PUBLICADO EM JUNHO DE 2011

O tumlto entre policiais e torcedores do Nueva Chicago interrompeu a partida. Uma rotina que toma conta do futebol argentino. Na semana passada se enfrentaram grupos rivais de torcedores do Tigre, rival do Palmeiras na Copa Libertadores. Um homem morreu na troca de tiros e o time de Victoria foi punido. Jogará sem público ante o All Boys neste domingo.

A violência de torcidas na Argentina alcança níveis elevadíssimos e lembra cada vez mais o auge do hooliganismo inglês, nos anos 1980. Utilizado politicamente, sofre o futebol do país em crise econômica e com seu povo empobrecido.

E não parece existir interesse das autoridades em dar um basta. O governo Cristina Kirchner estatizou as transmissões de TV. É o "Fútbol para todos". E apresenta os jogos como se tudo fosse só festa. A festa sangrenta dos barra bravas.


_________________________________________________________________
Postado originalmente no Blog do jornalista Mauro Cezar Pereira no site da ESPN (http://espn.estadao.com.br/blogs/maurocezarpereira) e "reblogado" com sua autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário