sexta-feira, 29 de março de 2013

Bolívia 1 X 1 Argentina: Faltou fôlego, sobrou aplicação


Faltou o fôlego e a disposição se excedeu em La Paz. Bolívia e Argentina realizaram bom jogo no Estádio Hernando Siles, há 3.672 metros acima do nível do mar.  Movidos por seu torcedor e um conhecido ar a mais, os bolivianos foram a campo com a intenção de literalmente sufocar a Argentina em seu campo de defesa. Com ligeiras inversões de ponta à ponta, bolas alçadas à área e um verdadeiro festival de chutes de longa distância a Bolívia fez um bom primeiro tempo diante de uma Argentina recuada, preocupada em ocupar os espaços na defesa e contragolpear assim que uma brecha surgisse.
As Seleções foram a campo com 3 zagueiros. O contraste: os alas bolivianos liberados diante de Peruzzi e Clemente acuados formando uma linha de 5 defensores junto aos demais zagueiros
As Seleções foram a campo com 3 zagueiros. O contraste: os alas bolivianos liberados diante de Peruzzi e Clemente acuados formando uma linha de 5 defensores junto aos demais zagueiros
O gol da Bolívia parecia não demorar. Após boas defesas de Romero, Marcelo Moreno com forte cabeçada abriu o placar para os donos da casa. E o gol pareceu acordar os argentinos, principalmente Di Maria, fundamental nos quesitos disposição tática e física. Com Messi claramente exausto sob os efeitos da altitude, Di Maria era o principal jogador nos perigosos contragolpes argentinos em suma maioria aplicados pelo lado esquerdo. E assim as coisas melhoraram para a Albiceleste. No fim da primeira etapa Clemente Rodríguez cruzou à grande área e Banega cabeceou para empatar o marcador. Um dado: dos 24 gols convertidos, este foi o primeiro gol de cabeça da Argentina nasEliminatórias 2014 e o terceiro da Argentina sob o comando de Sabella.
Mesmo sob pressão boliviana, que obteve 70% de posse de bola na primeira etapa, a Argentina foi consistente na estratégia traçada por Sabella.
Flagrante tático da postura defensiva argentina no 5-3-2.
Flagrante tático da postura defensiva argentina no 5-3-2.
Na segunda etapa as seleções voltaram a campo com disposição semelhante ao que foi visto no primeiro tempo. Apesar de Clemente Rodríguez continuar falhando na cobertura pelo lado esquerdo, a linha de 5 defensores argentinos manteve boa ocupação dos espaços.  Enquanto isso a  Bolívia seguia com o ímpeto de mandante impondo pressão através de bolas lançadas à área e chutes de longa distância.
Com Mascherano comandando o setor de marcação, Banega cadenciando o jogo para que o fôlego fosse recuperado e Di Maria puxando os contragolpes, a Argentina ora ou outra encontrava suas oportunidades. Lionel Messi chegou a estar frente a frente com Galarza no fim do segundo tempo, mas o goleiro boliviano levou a melhor.
Ufa! A Argentina segue liderando as Eliminatórias 2014 com 24 pontos ganhos, enquanto a Bolívia está em 8º lugar, com 9 pontos, acima apenas do Paraguai.
 O próximo compromisso do selecionado de Sabella será no dia 07/06, contra a Colômbia, na Argentina, ainda sem local definido.
Postado originalmente no A Prancheta (http://a-prancheta.com/colunas/de-olho-nos-hermanos-colunas/faltou-folego-sobrou-aplicacao) e reblogado com autorização de Júnior Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário