sábado, 23 de março de 2013

Argentina 3 X 0 Venezuela: Albiceleste sólida e com repertório


Sob os olhares de 44 mil espectadores, a partida  nº 100 de Lionel Messi com a camisa daSeleção Argentina merecia tamanho poderio da Albiceleste em campo. Mesmo sem Di Maria, principal garçom da equipe de Sabella e Kun Aguero no ataque, a Argentina demonstrou que tem repertório para manter um bom nível. Diante de uma Venezuela acuada e com boas alternativas pelos lados do campo, a Argentina sufocou a SeleçãoVinotinto, principalmente pelo bom respaldo dado a Lionel Messi em campo.
Esquemas de referência das equipes no Monumental de Nuñez: Argentina no 4-3-3/4-3-1-2 diante da Venezuela no 4-4-1-1.
Esquemas de referência das equipes no Monumental de Nuñez: Argentina no 4-3-3/4-3-1-2 diante da Venezuela no 4-4-1-1.
Com Lavezzi e Higuaín alternando os lados e Montillo em determinados momentos centralizando o jogo, Messi tinha em vários instantes do jogo brechas na defesa da Venezuela, principalmente realizando sua típica transição ofensiva: da direita ao centro. As duas linhas de 4 da Venezuela foram a campo justamente para sufocar o tridente ofensivo argentino, e por isso o repertório em torno de Messi deveria ser aplicado para que esses espaços surgissem. Com um gol de Higuaín após rápida tabela com Messi e através do próprio em cobrança de penal, a Argentina saiu do primeiro tempo com 2 no placar e mais tranquila para administrar a segunda etapa.
A Argentina com repertório já conhecido: variabilidade para o 4-2-2-2. Montillo soube se aplicar.
A Argentina com repertório já conhecido: variabilidade para o 4-2-2-2. Montillo soube se aplicar.
Montillo não será capaz de substituir Di Maria, mas o meia do Santos com muita aplicação no meio-campo fez o que lhe coube: transitar entre o trio de volantes(junto a Mascherano e Gago) e o espaço no meio-campo para que Messi fosse desafogado. Com Lavezzi mais aberto pela esquerda, o “cavaleiro” tinha liberdade no avanço pelo meio. Sabella acertou e a tendência é que Montillo volte a ser observado com mais calma pela comissão.
O mais interessante é que Sabella na coletiva antes da partida disse que a tendência era que essa equipe sem Di Maria e Aguero, e com Montillo e Lavezzi ganhasse mais verticalidade e menos cadência, posse de bola. A Albiceleste conseguiu mais, pressionou a Venezuela em seu campo de defesa, realizou jogadas pela linha de fundo e com bom toque de bola fez com que gritos de “Olé” ecoassem pelo Monumental. O segundo tempo foi de pura administração e Banega, Palacio e Maxi Rodríguez tiveram tempo para serem observados. Higuaín ainda fez mais um, com passe de Messi. Decretado o 3×0 e o caminho rumo ao Mundial 2014 está traçado.
A Argentina segue para La Paz, onde enfrentará a Bolívia dia 26. Tarefa árdua, assim como a dos dos venezuelanos, que em casa, receberão uma das sensações destas Eliminatórias: a Colômbia, também dia 26.
Lionel Messi - Foto: Reuters
Postado originalmente por Júnior Marques no site A Prancheta (http://a-prancheta.com/colunas/de-olho-nos-hermanos-colunas/argentina-solida-e-com-repertorio) e reblogado com autorização do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário