quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cada um por si e Deus por todos

Iturbe: muita pressa e pouca visão de jogo (Foto: Diario Deportivo Olé)
Foi com esse lema que o selecionado argentino estreou no Sul-Americano Sub-20. E Deus não ajudou. Trobbiani não conseguiu armar uma equipe compactada em 3 semanas, tempo relativamente pequeno. Iturbe pela direita, nada. Centurión pela esquerda, um pouco no primeiro tempo. Lanzini pelo meio, nada. Alan Ruiz, quando cadenciou o jogo, o único lúcido e inteligente. Sobrou velocidade e faltou paciência, visão de jogo, e calma. Alan Ruiz e Lanzini batiam a cabeça e não havia um real enganche. Centurión e Iturbe recebiam bolas e, imediatamente, partiam para uma jogada individual. Extintas estavam triangulações e tabelas.

Outro problema foi o clarão no meio de campo. Kranevitter fez o possível e demonstrou bom futebol saindo para o jogo com grande saída de bola. Mario Salas, DT do Chile no seu 4-2-3-1, deu um nó tático no Trobbiani. Os 3 meias (Rubio, Rabello e Cuervas) foram bem, pois tiveram Kranevitter como seu único marcador.  O Chile admitiu ser inferior tecnicamente e abdicou de atacar em muitos momentos. Fez um gol com Castillo, muito bom jogador da Universidad Católica, em uma bola parada e passou boa parte do segundo tempo com um jogador a menos. E, nos minutos finais, somente com 9 em campo. Cartabia e Allione, o primeiro centralizado e o segundo no flanco direito, entraram e mostraram bom futebol.

Trobbiani pareceu reconhecer o erro e, no treino de quinta-feira, fez uma ótima alteração. Tirou Lanzini para colocar Alan Aguirre, lateral direito do Boca. Lucas Romero passou para a "volância" na ajuda ao Kranevitter e liberou Alan Ruiz para criar. Já na sexta enfrenta o Paraguai, que perdeu para a Colômbia na estreia. Veremos se Deus colaborará ou se veremos uma equipe compactada e não um "cada um por si".

Um comentário: