terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Mercado da Bola na Argentina

Por: Leonardo Bandeira (@LeoBandeira_)


Nesse post trarei algumas rapidinhas de negociações concretizadas e também boatos que rolam na Argentina para o Clausura 2012. A maioria dos jogadores voltaram nessa semana (09/01) das férias, enquanto os dirigentes continuam trabalhando pesado para armar a melhor equipe para o fechamento da temporada 11/12.

Martín Morel quando atuava no Tigre
 All Boys: Para tentar fugir do descenso, trouxe Martín Morel por empréstimo. O meia-atacante foi muito bem no Tigre, mas não fez o mesmo no Universitário do Peru. Agora, Pepe Romero espera por um atacante. Falhou nas negociações com César Carranza, meia do Lanús, e Leonel Núñez, o atacante "gordinho" do Independiente que se mostrou mais interessado pela oferta do Huracán. O meia Patricio Pérez foi emprestado para o Boca Unidos.

Argentinos Juniors: Está na busca por um zagueiro. Segundo o Télam, Gustavo Cabral, zagueiro ex-River e agora no Levante da Espanha, estaria sendo sondado. O nome não agradou a torcida. Os dirigentes também estão buscando um atacante. De concreto, apenas Gabriel Peñalba que volta ao Bicho Colorado após passagens sem sucesso na Itália e na França. Santiago Salcedo,  Roberto Brum e Emilio Hernández não renovaram.

Arsenal: A pré-libertadores já está chegando e o Arsenal parece não se preocupar. De surpresa, Mauro Óbolo aceitou a proposta do Vélez e Gustavo Alfaro está louco a procura de um atacante. Marco Pérez, colombiano do Independiente, foi sondado. Mas contratado mesmo foi Jorge Córdoba. Carlos Carbonero, bom meia que não encontrou seu futebol no Estudiantes, foi contratado. Um centroavante irregular, mas pode ir bem no Arsenal se jogar como no Gimnasia La Plata. O técnico disse que a base pode ajudar o clube e já subiu 6 garotos nessa pré-temporada.

Atlético Rafaela: Após boa temporada, trouxe dois reforços. O bom centroavante César Carignano voltou ao Rafaela, após uma temporada no Universidad Católica. O outro também voltou ao seu clube no coração. Formado no Rafaela, o zagueiro Lucas Bovaglio, estava no Estudiantes Tecos do México na última temporada.

Banfield: Até o momento rescindiram o contrato de Ezequiel Carboni, volante que não apresentou o mesmo futebol que exibia em jogos do Catania e Lanús, onde esteve bem. Para substituí-lo, tentaram Arévalo Ríos e Mercier que foi para o Al-Wasl de Maradona. Agora, a negociação com Mario Paglialunga parece que terá um final feliz. Não aproveitado no Catania, o volante deve chegar pro empréstimo de 6 meses. Victor López acabou saindo mesmo do clube, pois não havia mais clima para ficar. Para seu lugar, Agustín Alayes foi apresentado.

Belgrano: Apenas uma contratação, Marco Pérez, jovem colombiano que estava no Independiente. Após a saída de El Mudo Vázquez, os piratas estão em busca de outro enganche para substituí-lo. Vázquez é um excelente jogador que, na sua primeira temporada que teve um televisionamento mais amplo, foi vendido. Vai para o Palermo da Itália onde Pastore foi ídolo. Lembrando que Pastore também nasceu em Córdoba, cidade do Belgrano, mas jogou no Talleres, seu rival. Mesmo assim, ele deu dicas ao, agora amigo, Franco Vázquez.

Ledesma está de volta. E chegou em um bom momento...
Boca Juniors: Os jogadores já treinam, todavia Riquelme e Battaglia voltam de lesão. Enquanto isso, a direção negociou Gracián com o Colón e Jesus Méndez com o Rosário Central. e falam de uma possível saída de Mouche. Palmeiras e Vasco foram sondados. Santiago Silva chegou para ser a esperança de gols e poderá jogar somente a Libertadores. Ainda falam em um volante pela direita. Pablo Ledesma, estava no Catania, já assinou o contrato e está de volta a La Boca.

Colón: Contratou o Leandro Gracián do Boca e também Prediger que foi protagonista de uma longa novela: Sebastián Prediger pertencia ao Porto até 2013 e só encontrou o bom futebol voltando ao Colón, por empréstimo, nessa temporada. Em Portugal e no Cruzeiro foi mal. Como o volante só apresentava gastos ao time português e os sabaleros não tinham dinheiro para bancar, a proposta foi simples: 50% da transferência e a rescisão com o Porto. Assim, Batistuta mostra estar indo muito bem nesse novo desafio como secretário técnico dos Sabaleros.

Estudiantes: Segue tentando trazer Enzo Pérez de volta, meia que foi ao Benfica na última temporada e não teve tantas oportunidades em Portugal. No Estudiantes foi muito importante para a Libertadores 2009 e Apertura 2010. Azconzábal disse que só entra alguém no grupo se o mesmo sofrer alguma perda. Germán Ré, zagueiro que já foi convocado pela Seleção Local, segue no clube após receber proposta do Newell´s. Andújar chegou de empréstimo de 6 meses. Albil e Justo Villar cumprirão seus contratos e ficarão até, pelo menos, julho. Carlos Carbonero, que foi mal no clube, foi vendido ao Arsenal de Sarandí.

Godoy Cruz: Trabalham em Mar del Plata. Com a entrada de Nery Pumpido, o grupo se manteve. Villar, o Gattuso argentino, permanece e com ele o artilheiro do Apertura 2011, Rubén Ramírez que, como de costume, deve voltar fora de forma, porém metendo gol. Marcelo Cardozo, lateral esquerdo que atuou no Gimnasia La Plata, foi contratado e será inscrito na Libertadores. Aníbal Godoy se juntará a Armando Cooper na lista de panamenhos do Tomba. O meia atuou no sub-20 do Panamá, enquanto esteve no Chepo FC. Outro meia contratado é o Federico Lértora do Ferro Carril. Tem 21 anos como o Aníbal. Damonte foi para o Nacional-URU e foi uma perda considerável.

Tecla Farías é do Independiente por empréstimo de um ano
(Foto: Olé)
Independiente:  Esta em Chapadmalal na sua pré-temporada. Sonha com um centroavante. Rubén Ramírez foi cogitado, além de Dayro Moreno que está no Tijuana do México. Contratado mesmo foi Tecla Farías que chega com status de futuro ídolo. O jogador vem por empréstimo de um ano. Após essa contratação, o Rojo se retirou do mercado. Nico Cabrera foi emprestado por seis meses ao Gimnasia La Plata.



Lanús: Após um bom começo de Apertura, mas final decepcionante, o Lanús se volta ao setor defensivo já pensando na Libertadores 2012. Gastón Díaz, zagueiro reserva no Vélez, foi contratado. Buscam um lateral esquerdo. Heinze foi cogitado, mas a negociação esfriou.

Newell´s Old Boys: A pedido de Gerardo Martino, dois chilenos que atuam na Universidad de Chile estão sendo negociados. O zagueiro Marcos González e o volante Marcelo Díaz foram campeões da Sul-Americana deste ano. A La U quer manter a base para a Libertadores 2012 e as negociações estão complicadas.

Olimpo: O zagueiro Perozo chegou para substituir seu compatriota Oswaldo Vizcarrondo que foi vendido por um bom preço ao América do México. Dois jogadores foram dispensados para reduzir os custos: Lucero e Aquino. Affranchino, que estava nos planos do Aurinegro, foi para o San Martín.

Racing: As possíveis saídas deixam a direção procurando peças para repor. Lugüercio foi para o Barcelona do Equador e a direção busca um atacante. Cogitou-se o novo Messi  Iturbe que está no Porto. Yacob poderia sair já que deve amargar o banco na próxima temporada, mas Basile deu a ele a faixa de capitão na estreia do Torneo de Verano. Teo tentou cavar uma vaga em times na Europa, mas fica no time azul de Avellaneda até junho, pelo menos. Cáceres recebeu propostas do Newell`s e Martínez do Internacional de Porto Alegre. Basile pede para a direção manter a defesa atual.

Carlos Bueno será a esperança na fuga do descenso
San Lorenzo: São os próximos 6 meses que definirão o rebaixamento desse gigante na Argentina. E a direção parece confiar no elenco atual. Tenta a volta de Voboril ,após não conseguir trazer o bom Diego Villar. A negociação de peso está por conta de Carlos Bueno. O experiente atacante uruguaio já se apresentou e falou que está seguro de si e o time precisa de tranquilidade.

San Martín: Estava na busca de um segundo volante. Acabaram fechando com Affranchino, meia do River, por um empréstimo de 6 meses. Rescindiram com Néstor Ayala, Martín Aguirre e Matías Carbajal. Sonham com Lucas Acosta.

Tigre: Com um bom Apertura e arrancando, finalmente, para sair do descenso, o Tigre só pensa em um reforço. Leandro Díaz, atacante do Lanús, chegou pro empréstimo de 6 meses ao time que tenta a façanha que o Fluminense atingiu em 2009 e escapou do rebaixamento que já era dado como certo por jornalistas. Arruabarrena, técnico do Tigre, também pediu um volante ofensivo. Diego Galván é especulado, mas o Tigre está contente com seus atacantes/wingers.

Unión: Graças ao bom Apertura, a direção se preocupou pouco com reforços, mas trouxe bons nomes. Diego Jara, ponta da equipe do Patronato, foi contratado após uma novela. Matías Donnet, meia, também foi contratado e volta pela 3ª vez ao clube que o revelou.

Vélez: Nunca voltou a jogar o que jogou no primeiro semestre de 2011, onde chegou as semifinais da Libertadores com um baita time. Após a eliminação, o desmanche. Santiago Silva, Maxi Morález e Ricky Alvarez saíram do Fortín e cada um seguiu um rumo na Itália. Fiorentina, Atalanta e Inter de Milão, respectivamente. Guille Franco assumiu o posto de centroavante, mas foi mal. Agora, voltou ao Pachuca e o Vélez tentou repatriar Santiago Silva que não se encontrou na Fiorentina e convive com muitas lesões, sem sucesso. El Tanque é do Boca. Então Mauro Óbolo, estrela solitária do Arsenal, foi contratado para o posto de "homem-gol". Federico Insúa, ex-Boca que pertencia ao Bursaspor-TUR, também já assinou e se apresentou juntamente com Óbolo.


Trezeguet (centro) já treina com grupo do River.
 River Plate: O time já voltou aos treinos ganhando a Copa Ciudad Mar del Plata. Ferrero e Román não apareceram. Os dois não jogarão mais pelo Millo. O primeiro já se apresentou no Huracán e Román fechou por empréstimo de um ano com o Palmerias, já que ele não tinha mais clima para ficar no clube depois de ser considerado o vilão do rebaixamento. O principal reforço chegou para o ataque. David Trezeguet pode formar trio galático com Cavenaghi e Chorí Domínguez. Andrés Ríos, que faz boa temporada, seria ótima opção no banco. Leonardo Ponzio, zagueiro/volante que estava no Zaragoza da Espanha, fechou com o River e chega com moral. Lá, era capitão...


                    Post atualizado (27/01)

Nenhum comentário:

Postar um comentário