sexta-feira, 19 de julho de 2013

As 5 melhores contratações da temporada

Passadas as 19 rodadas do Torneio Inicial 2012 e as 19 rodadas do Final 2013, o momento é dos clubes fazerem um feedback da última temporada e planejar a próxima. Está presente, entre os principais tópicos discutidos em reuniões entre direção e treinadores, as contratações. Se renderam, talvez negociar uma renovação. Se foram apostas equivocadas, uma dispensa ou negociação.

Confira as 5 contratações que mais renderam na temporada 12/13:

5. José Luis Fernández (Benfica → Godoy Cruz)
Com a 19 azul e branca, voltou a apresentar bom futebol
(Foto: Fotobaires)
Chegou no início do ano por empréstimo do Benfica. Em 6 meses, demonstrou o mesmo futebol dos tempos de Racing que o levou aos Encarnados. No Benfica, praticamente não atuou. Foi emprestado para o Estudiantes, clube que vestiu a camiseta por poucos minutos. O mesmo ocorreu nos 6 meses, de julho a dezembro, de Olhanense. O meia ressurgiu vestindo uma camisa das cores azul e branca com sua velocidade e perna canhota característica. Na 14ª rodada, gol sobre o Vélez na vitória de 3 a 1 em Mendoza. Na rodada seguinte, marcou sobre o Racing, clube o qual foi criado, e comemorou. Na 16ª, chute cruzado e desvio em Braghieri, matando Campestrini e contribuindo para o 3 a 0 sobre o Arsenal. Participou de 18 jogos - 5 deles saindo do banco - e atingiu uma nota média de 5,27 do Diario Olé. Uma das melhores dos jogadores de sua posição, já que o jornal é muito criterioso. Além dos 3 gols, deu assistência em mais 2. 

4. Leonel Vangioni (Newell´s Old Boys → River Plate)
Deixou uma Libertadores para vestir a camisa millonaria
(Foto: La Página Millonaria)
A camisa pesou mais. Depois de 6 anos no Newell`s, Vangioni abriu mão de disputar uma Libertadores para vestir a camisa de um River Plate em formação com Ramón Díaz. 1,8 milhões de dólares foi o preço que o Millo pagou por 80% do meia esquerda/dublê de lateral. Quando chegou, Ramón Díaz disse que adaptaria a equipe com ele. E assim o fez. Mercado, lateral-direito, fecha como terceiro zagueiro quando Leonel atacava. Adaptação parecida com a Espanha de Jordi Alba e Arbeloa. Por ali, participou de 18 jogos na 2ª parte da temporada e marcou 4 gols. A maioria deles com seu chute forte de fora da área. Além disso, não comprometeu na defesa e foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Final 2013 pela equipe do Olé.

3. Emmanuel Gigliotti (Novara → Colón)
No momento da foto, ninguém imaginava o que
estava por vir (Diario Olé)
Com empréstimo de uma temporada, o "matador caneleiro" - como me referi aqui  em sua apresentação - marcou 21 gols em 35 jogos, além de empatar com Scocco na artilharia do Final 2013. Mesmo com problemas contínuos no Colón, foi o melhor centroavante da temporada em solos argentinos, já que Scocco tem características de atacante móvel. Curuchet, Mugni, Tito Ramírez e Jorge Achucarro, seus parceiros de ataque ao longo da temporada, estiveram em péssima fase. Roberto Sensini renunciou, Pablo Morant assumiu sem dar resultados e Gigliotti permanecia lá fazendo seus gols em cabeceios, rebotes e luta dentro da área. Agora, com o fim do empréstimo, o Colón fez proposta para renová-lo junto ao Novara. Entretanto o Boca fez ótima proposta de compra aos italianos e levou. Chegou ao Xeneize declarando que gostaria de fazer 3% dos gols de Palermo no Boca. Seriam 7 gols. Faltou ousadia.

2. Maxi Rodríguez (Liverpool → Newell`s Old Boys)
No ápice da temporada, gol sobre o Atlético Mineiro
em uma semifinal de Libertadores (Goal.com)
Mesmo apresentando futebol regular no Espanyol, Atlético de Madrid e no Liverpool, a contratação de Maxi Rodríguez foi vista mais como uma aposta do que como um reforço de peso no início da temporada. Retornou ao clube o qual é torcedor fanático e o revelou, além de elevar Maxi ao posto de uma das principais revelações da época juntamente com D`Alessandro e Saviola na Argentina de Pekerman campeã do Mundial Sub-20 em 2001. No Inicial 2012, atingiu sua plena forma física somente na reta final da competição. No Final 2013, marcou 4 gols e liderou o Newell`s juntamente com Scocco ao título. Foi o principal jogador nas semifinais da Libertadores, competição que marcou 3 gols, contra o Atlético Mineiro, marcando um gol em Rosário e tendo grande atuação em Belo Horizonte, todavia finalizou a participação da Lepra tendo um pênalti defendido por Victor na decisão por pênaltis. Contabilizou 8 gols, várias assistências, muitas atuações importantes e a retomada de um excelente futebol. 

1. Ignacio Scocco (Al Ain → Newell`s Old Boys)
Scocco, o melhor jogador atuante na Argentina
(Foto: Télam)
Chegou por empréstimo de um ano. Se adaptou mais rapidamente do que Maxi Rodríguez e assumiu a titularidade logo nas primeiras rodadas do Inicial 2012. Com isso, marcou 13 gols no campeonato, dividindo a artilharia da competição com Facundo Chucky Ferreyra, do campeão Vélez. Atingiu a marca de 57% dos gols leprosos no campeonato. No Final, marcou 11 tentos, dividindo a artilharia com Gigliotti. Já jogando as fases finais da Libertadores, o Newell`s poupou muitas vezes Nacho e companhia. Mesmo assim a Lepra se sagrou campeã, e Scocco atingiu apenas 28% dos gols da equipe. Na Libertadores, dividiu a vice artilharia Diego Tardelli, os dois com 6 gols. Jô foi o artilheiro com 7. Para enfrentar o Atlético Mineiro dos artilheiros anteriormente citados, o Newell`s Old Boys comprou Ignacio por 1,8 milhões de dólares do Al Ain, já que seu empréstimo acabava. Agora, com a eliminação do maior clube do interior da Argentina, Scocco rumou à Porto Alegre por R$ 14,5 milhões onde defenderá as cores do Internacional. Na sua entrevista coletiva de despedida, anunciou que pretende se aposentar em Rosário com a camisa da Lepra.

Menções honrosas: Milton Casco (Gimnasia La Plata → Newell`s Old Boys), Matías Pérez García (All Boys → Tigre) e Marcelo Barovero (Vélez → River Plate).

Nenhum comentário:

Postar um comentário