segunda-feira, 8 de julho de 2013

O efeito Busquets e o pecado do Galo


Costumo dizer que anular o jogo do Barcelona (ou da Seleção Espanhola) passa por anular o Sergio Busquets. O camisa 16 trouxe ao mundo do futebol uma nova função para o primeiro volante, além de destruir as jogadas: fazer a transição entre defesa e meio-campo. Em resumo, os brucutus estão com os dias contados.

Uma prova da importância de Busquets para o Barça e a Fúria é a distribuição de passes. Na semifinal da Copa das Confederações, contra a Itália, me dei ao trabalho de contar quantos e para quem foram direcionados os passes dele no jogo. Foram 42 passes (só um errado), dos quais 27 foram para Xavi (17) e Iniesta (10). Ou seja, 65% dos passes de Busquets foram para um dos meias criativos da seleção espanhola. Na primeira partida entre Barcelona e Bayern de Munique, pela semifinal da Champions League, os alemães deram uma mostra do que acontece quando o camisa 16 é anulado. Com Mario Gomez sempre na marcação, Busquets deu 30% dos passes que ele está acostuado a dar e o Barça levou um baile.

Como todos sabem, o Newell's tem um estilo meio Barcelona de jogo. Estilo de muitos toques e muita posse de bola. E muito disso passa pelo primeiro volante. Com o titular Villalba ainda se recuperando de lesão, coube a Diego Mateo a função de fazer a bola sair da defesa e chegar aos homens responsáveis por criar. E ele fez isso com maestria. E o lance que originou o primeiro gol do Galo demonstrou a importância de se ter um camisa 5 que sabe sair jogando.



Desculpem pela qualidade ruim do vídeo. Vi o lance ao vivo e me impressionei com a facilidade que o NOB chegou ao ataque. Foram 12 toques na bola desde o goleiro até a chegar à grande área adversária. No VT do jogo, percebi que foi esse lance que originou o escanteio do primeiro gol. Então, quando estava vendo o VT pela segunda vez, filmei o lance.

Percebam que quando a bola chega ao Heinze, a marcação individual está funcionando direitinho. O zagueiro não tem opção de passe a não ser o encurralado lateral esquerdo Casco.
Marcação individual do Galo na saída de bola do NOB
Marcação individual do Galo na saída de bola do NOB
O zagueiro, então toca para Casco. Ronaldinho não acompanha a marcação de Diego Mateo e deixa o camisa 5 livre para receber a bola. O grande erro. Se ele acompanha o volante rubro-negro, o lateral ficaria sem opção de passe e isso quebraria o sistema de jogo do Newell's, de bola no pé. Provavelmente ele teria que dar um chutão para a frente.
Ronaldinho não acompanha Mateo e deixa o camisa 5 livre para receber a bola
Ronaldinho não acompanha Mateo e deixa o camisa 5 livre para receber a bola
Quando Mateo recebe a bola livre no meio, ele fica com o campo aberto e tem duas opções para distribuir o jogo. Além disso, a primeira linha de marcação do Galo foi quebrada, obrigando o sistema defensivo do Atlético a se reorganizar. É aí, que Mateo encontra Figueroa sozinho para começar a criação ofensiva do time.
Já com a bola dominada e com a primeira linha de marcação do Galo quebrada, Mateo tem duas opções de passe
Já com a bola dominada e com a primeira linha de marcação do Galo quebrada, Mateo tem duas opções de passe. Jô, Tardelli e Ronaldinho já são 3 a menos no sistema defensivo
Na sequência do lance, outra marca registrada desse time de Gerardo Martino. A grande movimentação dos homens de frentes e a constante troca de posição entre eles. Algo que deu muito certo e confundiu o sistema defensivo do Atlético foram as ultrapassagens dos laterais (especialmente Cáceres pela direita) e as entradas em diagonal dos pontas.

nobxgalo

A tendência de Scocco de cair para a ponta esquerda pode ser bem observada nesse lance. Depois de pegar a bola, Figueroa espera a passagem de Casco, mais centralizado. O lateral atrai a atenção dos dois marcadores do lado direito do Galo (Marcos Rocha e Tardelli) e percebam que Scocco vai ficar livrinho na ponta esquerda.
Casco atrai a marcação de Marcos Rocha e Tardelli, deixando Scocco livre na esquerda
Casco atrai a marcação de Marcos Rocha e Tardelli, deixando Scocco livre na esquerda
Quando Scocco recebe a bola na esquerda, Casco já se projeta à linha de fundo para receber o passe e toma a frente dos zagueiros adversários. Ele recebe a bola e tenta o cruzamento. Daí, nasce o escanteio que saiu o primeiro gol do Newell's Old Boys.
Com tempo e espaço, Scocco recebe na ponta esquerda. Casco já se projeta para receber a bola na linha de fundo
Com tempo e espaço, Scocco recebe na ponta esquerda. Casco já se projeta para receber a bola na linha de fundo
O Galo teve apenas 20 minutos bons no jogo. Coincidência ou não, foram os 20 minutos em que o time marcou na frente e obrigou o Newell's, muitas vezes, a sair dando chutão para a frente. Para tentar reverter o placar da ida, o time mineiro precisa marcar a saída de bola. E, como acabamos de ver, todos os jogadores precisam estar engajados e ajudar um pouco. Ronaldinho não acompanhou R10 já tem 33 anos, não é nenhum garoto. Sim, mas Mateo tem 34 e também não é nenhum garoto. Nesse lance, era só acompanhar. Não precisa ficar o jogo inteiro correndo atrás da bola, mas essa saída de bola do Newell's precisa ser anulada para o Atlético-MG chegar à tão sonhada final de Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário