sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Desafios de Tata Martino

O orgulho de alguns nacionalistas exacerbados deve estar em frangalhos. O melhor jogador do mundo é argentino. O Papa é argentino. E agora o treinador do Barcelona também é argentino. Pior, na lista onde decidiu o substituto de Toto Vilanova não havia nenhum técnico brasileiro. Zero citação. Algo que, certamente, comprova nosso atraso tático e a mesmice de idéias dos nossos professores.
Gerardo Martino foi o nome anunciado depois que a fumaça branca subiu em Camp Nou. Grande treinador. Amante do bom futebol. Amigo e referência de Lionel Messi. Fã do jeito Barcelona de jogar. Adepto da posse de bola e do tratar cuidado e gentil com a bola. Martino não gosta de machismo e de brucutus. Seu Newell´s Old Boys caiu diante do Galo no Independência e jamais e foi desleal. Não apelou. Não quis briga. Soube perder, como respeita os rivais nas vitórias. Gerardo Martino faz muito bem ao futebol.
Gerardo Martino assume o Barcelona numa momento difícil. A sombra de Pep Guardiola continua por lá, agora agravada por uma consternação geral pela recaída de Tito Vilanova. O argentino hoje é bem aceito e tem tudo para conquistar a hinchada catalã. Mas terá que comprovar suas virtudes a cada fim de semana. Mídia e torcedores não terão a tolerância que tinham com Pep e Tito. Querem que dê certo, mas o grau de cobrança e pressão será maior. Martino chega com a necessidade de seguir à frente do Real Madrid e, mais ainda, com a determinação de estancar o império bávaro do Bayern Munique, além de manter ingleses, franceses e italianos afastados. Meu palpite é que dará certo. É raro ver Martino da errado. Essa é a maior aposta do Barcelona.
Postado originalmente pelo jornalista Lédio Carmona no http://sportv.globo.com/platb/jogos-que-eu-vi/2013/07/23/desafios-de-tata-martino/, e reblogado com autorização do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário