domingo, 25 de agosto de 2013

A paciência acabou

Pelo menos a multa é grande, Zubeldía... (Fútbol Para Todos)

O ciclo iniciado em maio de 2012 teve seu fim, e deixa como legado a maturação de alguns garotos da base. E só isso. Desde maio, Zubeldía não tem uma equipe e um esquema definido. Perdurou no cargo graças ao talento dos jovens e a paciência da direção. Aliás, teve seu contrato renovado em maio de 2013 por mais um ano, para descontentamento geral dos celestes. Contabilizou, em seu reinado de 59 jogos, 22 vitórias, 14 empates e 23 derrotas.

Não à toa o principal símbolo do Racing desde a chegada de Zubeldía é o arqueiro Sebastián Saja. Não fez nenhuma contratação de peso na defesa. Pillud, Ortiz, Cahais e Corvalán, linha defensiva da direita para a esquerda, permaneciam praticamente como unanimidades mesmo após falhas. Ismael Quilez, Leonardo Migliónico e Luis Ibañez, contratações da era Zubeldía, não conseguiam ganhar a titularidade na defesa. No meio-campo, Pelletieri foi sempre regular, e conquistou o coração da torcida. Já Bruno Zuculini, Diego Villar e Mauro Camoranesi se alternavam em péssimas atuações na volância ao lado de Pelle. Na linha de 3 meias - às vezes foram 4 no 4-1-4-1 - Luis Fariña comandava a meninada no Inicial 2012 e Final 2013. Com sua saída ao Benfica, faltou um enganche ao Racing.

E aí estava o maior erro de Luís Zubeldía. Não contratou ninguém para substituir Fariña. Rodrigo De Paul, outro garoto, foi o escolhido, porém o garoto tem características de lado de campo, assim como Centurión. Mario Regueiro, contratado junto ao Lanús, costuma jogar aberto pela esquerda e não agradou o DT como meia central nos treinamentos. Hauche e Valentín Viola, regressos da janela de transferências, podem jogar tanto como centroavantes isolados - como Vietto -, quanto pelos lados do campo. Então o time ficava sem um enganche, 3 meias de muita movimentação e pouca criação, além das falhas defensivas permanecerem.

Nem a multa de rescisão de contrato freou a decisão de Gastón Cogorno. Após a contestada renovação de contrato, Zubeldía durou 5 jogos. Pela Primera, Colón 1-1 Racing, Racing 0-3 San Lorenzo, Tigre 3-1 Racing e Racing 0-2 Arsenal de Sarandí. Pela Sul-Americana, Racing 1-2 Lanús. Em mais de um ano no cargo, efetividade de 45,19%. Demorou, mas a paciência acabou, Zubeldía.

Nenhum comentário:

Postar um comentário