domingo, 19 de maio de 2013

Caicedo desencanta e decide para o Independiente, que vence o San Martín e respira

Caicedo, nome do jogo, comemora um dos seus 2 gols
(foto: Divulgação / Telám)
Tudo indicava que teríamos um drama, um jogo com grande sofrimento para a hinchada do Rojo. No final das contas a vitória veio com certa facilidade e o Independiente ganha um pouco de fôlego na sua luta incessante para fugir da zona do descenso. Mesmo com a vitória, o time de Avellaneda não sai da degola, mas afunda um pouco mais o San Martín, e dá a entender que será ele, o Rojo, quem lutará contra Argentinos Juniors e Quilmes por 2 vagas na elite para a próxima temporada. No Torneo Final, o Independiente soma 19 pontos em 14 jogos, 10 destes pontos conquistados nos últimos 4 jogos, apontando uma importante reação.

O início do jogo foi complicado para os donos da casa. Mesmo em um início de tarde fria em Avellaneda, a torcida compareceu em peso, afinal, era uma final de campeonato dentro dos pontos corridos, e a necessidade da vitória era gigantesca para ambas as equipes. E a multidão do Rojo viu um San Martín que não se intimidou, nem com o estádio lotado, tampouco com a camisa heptacampeã da América. O verdinegro de San Juán marcou em cima nos primeiros minutos, tentou manter a bola em seus pés e abafar o Independiente. Não obteve muito êxito ofensivo, mas manteve os mandantes longe de sua área. Affranchino, único jogador de quem poderia se esperar lampejos, aparecia muito pouco, e a dupla Osorio e Caprari ficou completamente desabastecida.

Depois dos 15 minutos da etapa inicial, o Independiente se achou no gramado. Montenegro e Vargas passaram a dominar a meia-cancha e engoliram o time do San Martín. Vallés, boa válvula de escape do Rojo durante o jogo, aos 19', foi ao fundo, centrou para Caicedo que dominou e mandou para o gol. Ardente defendeu, na primeira boa oportunidade de gol do jogo. A partir daí a torcida entrou no jogo e passou a empurrar o time, que mesmo sem jogar muito bem, passou a ter a bola e a atacar. Aos 25 minutos, após rebote de escanteio, Godoy arriscou de primeira, de longe, a bola desviou em Alderete e matou Ardente. Gol do Independiente e explosão do Libertadores de America. O San Martín sentiu o gol e se encolheu, chamando o Rojo para o seu campo.

Godoy festeja o gol que abriu o caminho da vitória
do Rojo (foto: Reprodução / Diario Olé)

Mesmo assim, o time da casa não conseguia criar boas chances, só chegando com perigo aos 38', com Daniel Montenegro, em cobrança de falta fortíssima, que passou muito perto da trave de Ardente. Mas 2 minutos depois começou a aparecer o colombiano Juan Caicedo. Vallés cobrou lateral, houve um desvio para dentro da área do Santo para Caicedo que se aproveitou de uma falha defensiva dos visitantes, que errou a linha de impedimento, e fuzilou para ampliar o placar. O San Martín se desesperou, afinal, a situação era desesperadora mesmo e passou a esbarrar em suas limitações. O problema do time de Forestello claramente passa pela extrema falta de qualidade, porque a entrega do Verdinegro era comovente.

A tônica do segundo tempo era a mesma. O Independiente se mostrando totalmente à vontade e atacando, em busca do 3º gol, sobretudo contando com as boas participações do trio Caicedo, Ferreyra e Montenegro. Adrián Fernández, nome importantíssimo nos últimos jogos, não apareceu, talvez sentindo o peso do jogo. Enfim, não precisou. O San Martín achou um gol em um lance isolado, com o ótimo colombiano Osorio Botello, que recebeu belo passe, driblou Rodríguez e escorou para o gol. A entrada de Riaño, que visou levar o time ao empate, deu errado. O camisa 18 ficou em impedimento em pelo menos 2 lances, além de tentar cavar um pênalti de forma bisonha, levando cartão amarelo.

Com 28 minutos, o tiro de misericórdia. Caicedo roubou a bola do companheiro, arrancou como um tanque, dividiu com a defesa rival e chutou em cima de Ardente, que aceitou. Gol de pura iniciativa e força de vontade do atacante colombiano, que finalmente desencantou, marcando seus primeiros 2 gols com a camisa do Independiente. Dali em diante o que se viu foi um San Martín entregue, tanto à derrota quanto a sua situação crítica na tabela, e um Independiente administrando com qualidade, para alegria do seu torcedor. Afinal, o Independiente não tem um time para estar nesta situação, ao menos no papel; parece que Miguel Ángel Brindisi finalmente deu uma cara de time ao bom elenco do Rojo.

Festa dos jogadores do Independiente. Vitória foi crucial
na luta contra o descenso (foto: Reprodução / Diario Olé)

Daqui em diante serão 5 decisões para o Rojo tentar fugir do inédito rebaixamento. Seu promedio é de 1,155, enquanto seus concorrentes diretos Argentinos Juniors e Quilmes tem 1,194 e 1,212, respectivamente. O Argentinos ainda joga nessa segunda-feira (20) contra o Belgrano, em La Paternal. O San Martín segue vivo, mas corre por fora, com o promedio de 1,112. Na próxima rodada, o Independiente enfrenta o Belgrano, em Cordoba, às 14h10 do próximo domingo (26), enquanto o San Martín recebe o Lanús também no domingo (26), às 16h. Quilmes e Argentinos Juniors visitam, respectivamente, Vélez Sarsfield e Estudiantes. Mais uma rodada que promete fortíssimas emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário