sábado, 4 de maio de 2013

Pré-jogo: Boca Juniors X River Plate, “El Superclássico”

Foto: FoxSports – Boca Juniors X River Plate

Nesse domingo pela 12ª rodada do Torneo Final, teremos o superclássico Boca Juniors X River Plate, jogo que será realizado na La Bombonera. O fato dos dois clubes serem fundados em La Boca, bairro situado em Buenos Aires, é um dos maiores motivos da rivalidade. Os xeneizes ainda estão em La Boca, enquanto os Millonarios se imigraram para Nuñez em 1923, que ao contrário de La Boca, é um bairro com maior poder econômico. O que começou como um rivalidade entre vizinhos, hoje é um confronto social. O Boca Juniors, que se consolidava como um clube vencedor, tinha o total apoio da classe trabalhadora. O River, que também começava a crescer, contava cada vez mais com o apoios da classe mais elitizada.
Enquanto o River entra em campo para se manter na briga pelo título, o Boca Juniors tenta acabar com o jejum de 10 jogos sem vitória pelo campeonato. O Boca Juniors é o 18º colocado com 9 pontos em 11 jogos. Até aqui são 6 empates, 4 derrotas e, apenas, 1 vitória. Os xeneizes vem de uma vitória heroica sobre o Corinthians, pelas oitavas de final da Libertadores. Para o superclássico, o time não vai poder contar com Riquelme e Clemente Rodríguez, dois jogadores já acostumados com jogos com esse peso.
O Millonarios ocupam a terceira posição com 21 pontos, enquanto o líder Newell’s Old Boys tem 25 e o segundo colocado Lanús tem 23. Na boa campanha até aqui, a equipe de Ramón Díaz tem 6 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Pelo lado do River Plate, o estaque vai para a confirmação do Lanzini no time titular, ao lado de Funes Mori.
Alguns jogadores irão estrear no clássico, são os casos de Leandro Marín, Nahuel Zárate e Federico Bravo, todos vieram da cantera xeneize. Pelo lado do River Plate, Leonel Vangioni, Eder Alvarez Blante e Manuel Iturbe sentiram a emoção de disputar o primeiro derbi.
Com as duas equipes sem grandes nomes para o Supreclássico, o maior destaque vai para o banco das duas equipes, onde temos Carlos Bianchi e Romón Díaz, os técnicos maisvencedores da história de suas equipes.
Números dos técnicos: Bianchi já disputou 27 Superclássicos, venceu 13, empatou 7 e perdeu 7.
Ramón Díaz disputou 28 dérbis, ganhou 8, empatou 9 e perdeu 8.
No confronto entre os dois treinadores, El Virrey e El Pelado já se enfrentaram 15 vezes, com 6 vitórias para Bianchi, 5 empates e 4 vitórias de Ramón Díaz.
Carlos Bianchi: Libertadores 2000, 2001, 2003; Clausura 1999; Apertura: 1998, 2000, 2003; Intercontinental: 2000 e 2003
Ramón Díaz: Libertadores 1996; Apertura 1996, 1997, 1999; Clausura 1997, 2002; Supercopa 1997
Provável Boca Juniors: Orión; Leandro Marín, Matías Caruzzo, Guilermos Burdisso, Nahuel Zárate; Ledesma, Federico Bravo, Erviti, Sánchez Miño; Lautaro Acosta, Santiago Silva
Provável River Plate: Barovero; Mercado, González, Balanta, Vagioni; Ledesma, Ponzio; Lanzini; Iturbe, Funes Mori
Números do Confrontos:
Em 189 jogos realizados entre as duas equipes, os xeneizes venceram 69, o River ganhou 62 e empataram 58 vezes.
Do elenco do Boca Juniors, Riquelme é o jogador com mais Superclássicos disputados; Foram 18 jogos, 8 vitórias, 7 empates e 3 derrotas.
No River Plate, Ledesma e Funes Mori, com 4 jogos cada, são os que mais vezes tiveram a honra de disputar o clássico.
Martín Palermo é o maior artilheiro xeneize em jogos oficiais no Superclássico com 8 gols.El Titán ainda perde para o brasileiro Paulo Valentim, que anotou 10 gols em 7 jogos. O Brasileiro atuou pelo clube entre os anos 1960 e 1964.
Ángel Labruna, com 16 gols, é o maior artilheiro Millonario no Superclássico.
Postado originalmente no Doentes Por Futebol (http://www.doentesporfutebol.com.br/2013/05/04/pre-jogo-boca-juniors-x-river-plate-el-superclassico/) por Gustavo Ribeiro e reblogado com autorização dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário