quarta-feira, 15 de maio de 2013

Newell's reverte vantagem do Vélez em Liniers e está nas quartas da Libertadores

Figueroa (16) e Maxi Rodríguez (E) comemoram o gol de Scocco,
que definiu o confronto (foto: Reprodução/Diario Olé)
O que pode surpreender mais que um gol cedo na casa do seu rival? Um gol cedo pode mudar a história de um jogo, um mata-mata e um campeonato. De fato, o gol de Milton Casco, logo a 3 minutos de jogo, mudou o destino de Newell's Old Boys e Vélez Sarsfield na Libertadores da América. Os leprosos conseguiram este e outro gol, venceram o Fortín, em Liniers, e estão nas semi-finais da Copa, onde enfrentarão o vencedor do confronto entre Corinthians e Boca Juniors.

A tendência era de termos um jogo morno, de um Vélez especulativo contra um Newell's que tentaria fazer de tudo para desfazer a vantagem dos donos da casa, que jogavam pelo empate. Na terceira volta do relógio, Casco interceptou um passe ainda no campo de defesa, soltou para Víctor Figueroa que deu uma verdadeira assistência para Casco, que invadiu a área e bateu de pé direito, na saída de Sosa. As coisas estavam absolutamente iguais e a decisão estava indo para os pênaltis.

Do gol em diante, o que se viu no José Amalfitani foi uma blitzkrieg do Vélez para cima do Newell's. Os comandados de Ricardo Gareca tomaram de assalto o campo adversário e cercaram a sua área. Por sua vez, o time de Tata Martino se fechou bem e apostou alto na alta velocidade do seu trio de ataque nos contra-ataques, reforçado pelas ótimas chegadas de Casco pela esquerda e se valendo de falhas incomuns da defesa fortinera.

Além disto, as péssimas partidas de Gago e Copete tiravam, respectivamente, organização e velocidade do time mandante. Com o passar do tempo, a pressão do Vélez diminuiu, o time cansou e o Newell's deu o bote. Literalmente, o bote fatal. Aos 40 minutos Sabia cochilou de forma bisonha e Nacho Scocco, artilheiro do time na Libertadores com 5 gols, foi mais esperto, roubou a bola e precisou de 2 tiros, o primeiro defendido por Sosa, para ampliar o placar e começar a pintar a vaga nas quartas-de-final de vermelho e preto.

O Newell's, com a vantagem, se soltou e passou a atacar o Vélez, buscando acabar de vez com o confronto. Na volta do intervalo, Sosa precisou fazer grande intervenção em finalização de Figueroa, e no rebote Cruzado mandou rente à trave. Na sequência, Sebá Domínguez respondeu em cobrança de falta, bem colocada porém sem força, que Guzmán não teve problemas para pegar. Maxi Rodríguez, aos 15 minutos, perdeu gol incrível, cara a cara com Sosa. E foi a última grande chegada dos rosarinos no jogo.

Porque dali em diante só deu Vélez. O Fortín acordou para o jogo e para a vida, que começava a ter seus minutos contados nessa Libertadores, e se atirou para cima do Newell's. A entrada de Ferreyra, ainda no intervalo, deu maior mobilidade ao ataque e as chances começaram a aparecer. Mas também começou a aparecer Nahuel Guzmán, a figura da partida. Logo ele, que nunca foi reconhecido por ser um goleiro de grande segurança, pegou quase tudo. Ferreyra e Peruzzi tiveram chances de frente para o goleiro da Lepra e o arqueiro levou a melhor em ambas.

Faltando 7 minutos para o término da partida, o Vélez enfim chegou ao gol que reacendeu a chama da esperança em seu time e na sua torcida. Facundo "el Chucky" Ferreyra recebeu na área, girou e mandou de pé esquerdo para o gol. Faltava 1 gol para o time da casa que não teve dúvidas: se jogou ao ataque como se não houvesse amanhã. Não haveria mesmo. O Newell's se portou muito bem defensivamente e não permitiu que a pressão do Vélez passasse dos tradicionais chuveirinhos, que consagraram Heinze e Vergini.

E consagraram o Newell's, classificado para as quartas-de-final da Copa Libertadores da América. No gol qualificado, na copeirice e experiência do seu time, que soube trabalhar bem a adversidade e reverteu uma vantagem muito importante que o Vélez havia conquistado em Rosario. Agora o Newell's Old Boys espera por Corinthians ou Boca Juniors, que decidem ainda nessa noite de quarta (15) quem segue adiante na Libertadores.

FICHA TÉCNICA
Copa Libertadores da América, oitavas-de-final, jogo de volta. Estadio José Amalfitani (El Fortín de Liniers), Buenos Aires, Argentina 
Vélez Sarsfield: 13. Sosa; 4. Peruzzi, 30. Sabia, 6. Domínguez e 3. Papa; 21. Allione (29. Romero), 8. Gago, 18. Cerro e 10. Insúa (9. Rescaldani); 7. Copete (14. Ferreyra) e 12. Pratto. DT: Ricardo Gareca. 
Newell's Old Boys: 1. Guzmán; 4. Cáceres, 27. Vergini, 20. Heinze e 15. Casco; 5. Mateo, 8. Pérez (7. Bernardi) e 10. Cruzado (18. Orzán); 16. Figueroa (28. Tonso), 11. Maxi Rodríguez e 21. Scocco. DT: Gerardo Martino. 
Placar: Casco (N), aos 3 minutos do primeiro tempo; Scocco (N), aos 40 minutos do primeiro tempo. Ferreyra (V), aos 38 minutos do segundo tempo. 
Árbitro: Néstor Pitana. 
Cartões amarelos: Allione, Gago e Peruzzi (V), Mateo, Cruzado, Pérez e Maxi Rodríguez (N).


Nenhum comentário:

Postar um comentário