sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Vélez vence, convence e mostra por que é um dos favoritos ao título da Libertadores


O atual campeão argentino Vélez não teve dificuldades contra o Deportes Iquique e venceu por 3 a 1 a sua primeira partida na Libertadores. No Grupo 4, que tem ainda Peñarol e Emelec, apenas o time chileno não venceu e está segurando a lanterna do grupo.

O jogo começou com o time chileno tentando atacar, mas com vários passes errados -culpa da marcação pressão do Vélez -, não conseguiam ameaçar o gol do goleiro Sosa. No 4-2-3-1, o Iquique tinha Puch, Díaz e Davilla na armação; e o atacante Villalobos mais à frente. Mesmo atacando mais, até os 10 minutos o Vélez só tinha finalizado duas vezes, ambas de fora da área. O Fortín só foi abrir o placar aos 24 minutos do primeiro tempo com Insúa marcando o primeiro gol da equipe na Libertadores.

Com a bola, o Vélez sempre priorizava as jogadas pelas pontas - Bella na direita e Papa na esquerda - e com Insúa com total liberdade para se movimentar. Outro ponto forte do time argentino, foi a marcação pressão durante todo jogo, que impediu a bola de chegar no trio de meias da equipe chilena. Jogando no 4-3-1-2, o time treinado por Ricardo Gareca continuou pressionando. Emiliano Papa teve muita liberdade para apoiar na lateral esquerda, já que no lado oposto, Peruzzi ficava responsável na marcação do destaque da equipe chilena, o meia Davilla. Aos 34 minutos, Bella encontrou Rescaldini entrando na área e tocou para o atacante, que com tranquilidade ampliou o placar.

4-3-1-2 do Vélez com Gago e Bella com total liberdade para apoiar.
Na segunda etapa, os donos da casa voltaram com mais volume de jogo e conseguiram criar mais chances, principalmente por conta dos volantes Manrique e Ormeño, da equipe chilena, que estavam falhando muito na marcação e na cobertura dos laterais. Mesmo com o técnico Cristian Díaz colocando o meia Monje no lugar do camisa 10 Díaz, o time continuou com dificuldades para criar. Sem a bola, o Fortín muda para um 4-4-2 (duas linhas com quatro jogadores) muito compacto, o que dificultava a ação do trio de meias do time chileno.



Com Gago fazendo sua melhor partida desde que chegou do Valencia, o Vélez cresceu muito e passou a trocar mais passes no campo de ataque. Aos 23 minutos do segundo tempo, Gago cobrou falta, que acabou desviando em Bogato e foi para dentro do gol. Com 50 passes certos, o volante foi o melhor nesse quesito, o que prova que ele foi mais participativo no jogo, em relação aos três jogos anteriores - dois pelo Torneo Inicial e um pela primeira rodada da Libertadores.



Com o jogo já resolvido, Gareca aproveitou para poupar alguns jogadores, chegando a improvisar o volante Sills no lateral direita, no lugar de Peruzzi. Mas a alteração que mais mexeu com o time foi a do atacante Copete, que entrou no lugar do Rescaldini para dar mais velocidade aos contra-ataque pelo lado direito, já que o time chileno subia sua marcação e deixava muitos espaços, principalmente na esquerda com o lateral Fernandez.
Na próxima rodada, o Vélez vai até o Uruguai enfrentar o Peñarol, enquanto o Deportes Iquique vai até o Equador enfrentar o Emelec.

Postado originalmente no blog Football Geral por Gustavo Ribeiro: http://footballgeral.blogspot.com.br/2013/02/velez-vence-convence-e-mostra-porque-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário