sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A classificação do Tigre e a eliminação do Independiente na Sul-Americana

Santander contribuiu na classificação para sua Copa, a Libertadores
(Foto: Olé) 


A Argentina tem somente um integrante nas semifinais da Copa Sul-Americana. O Tigre, mesmo com a saída de Arruabarrena, se classificou frente ao Cerro Porteño. Já o Independiente perdeu para a Católica por 2 a 1 no Chile e está eliminado. Alguns torcedores, curiosamente, gostaram da eliminação. O clube irá pensar somente no não descenso e esquecerá a outra competição.

Começamos pelo Rojo. Após uma partida muito fraca em Avellaneda, onde poderia, muito bem, ser goleado pela Católica, o time mudou de atitude. Chegou ao Chile precisando vencer ou empatar em 3 a 3 ou mais. Deveria marcar gols. Mesmo começando o jogo melhor, o garoto Cáceres cometeu um pênalti infantil, colocando a mão na bola, e o Rojo viu a Católica sair na frente com Ríos. Aos 36 minutos, a resposta. Boa jogada de Rosales na esquerda e a tentativa de voleio/bicicleta de Vidal culminou no rebote para Santana marcar. Um minuto depois, a arbitragem tratou de ajudar a Católica. Pênalti inexistente de Tula em Castillo e, novamente Ríos de pênalti, colocou os Cruzados na frente. Após o intervalo, pressão total do Rojo durante todo o segundo tempo. Tolo Gallego não tinha mais tática. No ápice da pressão, dois lances consecutivos. No primeiro Farías errou um peixinho sem goleiro. Depois dessa falha, chute cruzado de Ferreyra que Farías chegou, atrasado, de carrinho. 2 a 1 para os chilenos e classificação garantida. Rojo caiu, pelo menos, apresentando um bom futebol, diferentemente do primeiro jogo.

A chegada de Gorósito resgatou ao Tigre um fator casa impressionante que Arruabarrena tinha no vice-campeonato do Clausura. Nas oitavas, havia perdido de 2 a 0 do Deportivo Quito no Equador. Em casa, 4 a 0 para o time de Víctoria. Dessa vez, o time iria enfrentar o bom time do Cerro Porteño, um dos favoritos a levantar o caneco. Jorge Fossati comanda o time que tem nomes como Nanni, Fabro e Salcedo. No Paraguai, 1 a 0 para o -também- Azulgrana local. O Tigre tinha mais posse de bola e sufocava o Cerro em seu campo. Aos 18 minutos, Echeverría, uma das peças do vice campeonato, marcou de cabeça em uma de suas características. O Cerro acordou e os jogadores do Tigre entraram em uma zona de conforto impressionante. Parecia que os pênaltis eram lucro. E, após gols incríveis perdidos por -principalmente- Fabbro, era. Nanni até acertou a travessão. No fim do primeiro tempo, uma surpresa: o belo contra-ataque puxado pelo atrapalhado Santander culminou num belo gol do garoto Rubén Botta. Aos 4 minutos do segundo tempo, novamente a bola beijou a travessão de Javier García. Dessa vez foi Fabbro quem chutou. No contra-ataque, Botta, na ponta esquerda, cruzou e Santander completou para as redes. 3 a 0 e classificação já garantida. Foi isso o que muitos torcedores, e até jogadores, pensaram. Isso explica os dois gols do Cerro, além do time paraguaio honrar o centenário do clube que festejaria com um título internacional. Aos 17, Fabbro cruzou e Salcedo marcou de cabeça, após falha de Donatti na marcação. Aos 25 minutos, golaço de falta de Fabbro, namorado de Larissa Riquelme, para impressionante explosão dos 3 mil torcedores do Ciclón na Argentina. Gorósito acordou o time e a vaga ficou na Argentina com o predestinado Donatti, a cara do time no confronto. Aos 29 minutos, Donatti testou na trave a bola voltou no seu pé. O zagueirão meteu para as redes e classificou o Tigre, o mais novo argentino classificado para a Pré-Libertadores 2013 por chegar mais longe na Sul-Americana.

Com a vitória do Millonarios sobre o Grêmio, o Tigre enfrentará o time de Rentería na semifinal. Na outra chave, São Paulo contra a Católica. Tanto Tigre quanto o Millonarios contam com o fator casa para a classificação. Os colombianos contam com a altitude e o Tigre com a torcida e seus zagueiros artilheiros, Echeverría e Donatti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário