segunda-feira, 22 de abril de 2013

Academia de garotos

Após temporadas péssimas, o Racing vê em garotos da base sua única forma de sucesso. Na temporada passada, a dupla que encantou os argentinos foi Valentín Viola e Ricardo Centurión. Nessa temporada, Fariña, De Paul e Vietto ganharam destaques. Bruno Zuculini, aos poucos, vai se firmando após um início irregular. A prova disso foi o San Lorenzo 1 X 4 Racing, com 4 gols de pibes do azul de Avellaneda. As fichas das jóias do Racing a seguir:

Valentín Viola, já no Sporting
(Record.pt)
Valentín Viola: Atacante de movimentação e poderio de finalização, Viola surgiu no momento em que Haúche passava por uma má fase, no final do Clausura 2011 e início do Apertura 2011. No início, se destacou mais pela sua movimentação. Desencantou de vez no Clausura 2012, sendo vendido ao Sporting por 5 milhões de dólares. Com a sua perda, o Racing foi em busca de Sand. Hoje, tem 21 anos e já atuou pelas seleções de base da Argentina.



Ricky Centurión (Goal.com)

Ricardo Centurión: Com principais atuações atuando na winger esquerda, como no clássico de Avellaneda do Inicial 2012, quando participou dos dois gols do Sand, tem como principais características a velocidade e o drible. Em 24 de Janeiro de 2013, Gastón Cogorno confirmou a venda de Centurión ao Anzhi, da Rússia. Porém alguns problemas, entre eles a burocracia e a posterior lesão no ligamento do joelho, que requer 6 meses de tratamento, esfriaram a negociação. Hoje, tem 20 anos e já atuou pelas seleções de base da Argentina.

Luisito Fariña (Télam)
Luis Fariña: Enganche, ganhou espaço no Racing após a saída de Gio Moreno e Simeone. Zubeldía chegou, e apostou no garoto para comandar a meia cancha da Academia. O seu problema é a irregularidade. Em certos jogos, entra sonolento em campo e se esconde atrás dos marcadores. Tem bom passe e boa visão de jogo. Como seus pais são paraguaios, já recebeu propostas para se nacionalizar e jogar com a albirroja, porém recusou. Recebeu grande proposta do Benfica na última janela, mas Cogorno assegurou sua permanência. Hoje, tem 21 anos e já atuou pelas seleções de base da Argentina.

Lucky Vietto (Taringa.net)
Luciano Vietto: Atacante de boa movimentação, ganhou espaço após a saída de Valentín Viola, desbancando os experientes Haúche e Sand. Dispensado da base do Estudiantes em 2010, havia desistido da carreira futebolística. Até um proposta do Racing chegar. Em um ano de base, se destacou e já foi promovido aos profissionais. Lucky permaneceu como titular e finalizou o Inicial 2012 como goleador da equipe. Com Simeone ganhou algumas chances, mas foi com Zubeldía que se consolidou. Na sua estreia no "11 inicial", 3 gols ante o San Martín na vitória de 3 a 1. No campeonato argentino, sofre um pouco por conta de seu porte físico, mas o Racing deve providenciar o ganho de massa muscular para o garoto. Hoje, tem 19 anos e é figurinha carimbada nas convocações do Sub-20 da Argentina.


De Paul (Espn Deportes)
Rodrigo De Paul: Jóia mais recente, De Paul é um enganche que gosta de cair pelos flancos. Tem bom
passe, drible, velocidade e chute. Zubeldía, já pensando em utilizá-lo no Final 2013, promoveu sua estreia diante o River em um Torneio de Verão. É opção de segundo tempo no Final 2013. Mesmo assim, já anotou 2 golaços. Um contra o San Martín, na vitória de 3-0, e outro sobre o San Lorenzo. Também tem uma assistência, diante o mesmo San Martín. Tem somente 18 anos e ainda não foi convocado para nenhuma seleção de base da Argentina. Deve ser chamado para o Sub-20 na próxima convocação.




Bruno Zuculini e Michael Hoyos pela Albiceleste
Sub-20 (El Dia de Escobar)
Bruno Zuculini: Volante de boa marcação e passe regular, vem se firmando nesse Final 2013 após 3 anos jogando entre os profissionais e convivendo com a irregularidade. Chegou a formar a dupla de volantes com seu irmão, Franco Zuculini, em 2011. Franco, dois anos mais velho, se destacou e foi vendido ao Real Zaragoza. Nesse campeonato, já marcou 3 gols - um contra o San Martín e dois contra o San Lorenzo -, se destacando em algo que não é a dele. Mais importante que os gols, está dando uma sustentação importante para a defesa, fazendo dupla com Pelletieri. Atuou pela Seleção Argentina Sub-20 no Sul-Americano de 2011.

Aí está a prova de que o investimento nas categorias de base rende bons frutos a longo prazo. Sem muito poder aquisitivo, a Acade vê em seus garotos, identificados com o clube, sua principal fonte de renda em futuras transações. Mas tudo é uma questão de tempo, e Simeone e Zubeldía souberam utilizar os garotos no momento certo, sem queimá-los. Diferentemente do rival Independiente, que vê uma boa geração de meninos ser refém do medo do descenso e uma pressão gigante da torcida, nunca antes rebaixada para a B Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário